Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022

Autores

  • Romana Valente Pinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Ensino de Filosofia, Pesquisa, Hermenêutica, Políticas de Inclusão Educacional

Resumo

O número 77 do volume 36 da Revista Educação e Filosofia é composto por dezesseis artigos, todos eles dedicados à área da Educação. Apesar disso, o conjunto aqui editado dialoga isolada e/ou concomitantemente não só com as múltiplas facetas teóricas, didáticas, metodológicas e filosóficas do contexto educacional bem como com as temáticas contemporâneas que melhor as orientam, como a discussão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio, a natureza dos dados na pesquisa qualitativa, os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, a interseccionalidade e a hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação, a colonialidade no universo social e escolar, a modernidade líquida, o conceito de liberdade e as políticas de inclusão, por exemplo. A plêiade notável de autores citada e abordada pelos artigos também não pode deixar de ser referida, afinal, tratam-se de Paulo Freire, Paul Ricœur, György Lukács, Theodor Adorno, Henri Bergson, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Carson McCullers, Hannah Arendt, entre outros.

Downloads

Biografia do Autor

  • Romana Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Membro do Comitê Editorial da Revista Educação e Filosofia. Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). E-mail: romavalente@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3433-4095.

Downloads

Publicado

2023-01-05

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 653–658, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898. Acesso em: 10 jul. 2025.