Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022

Autores

Palavras-chave:

Editorial, Revista Educação e Filosofia

Resumo

O acesso à educação de qualidade é ainda um privilégio no Brasil. Os últimos anos de governos golpistas, autoritários e autocráticos foram de desmantelo das políticas públicas e de ataque aos direitos fundamentais assegurados pela nossa Constituição. Seguindo uma orientação cada vez mais afeita à lógica de mercado neoliberal, nossos processos formativos contradizem em larga medida os princípios e diretrizes de cidadania, solidariedade e qualificação preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional.

Esse cenário se torna ainda mais desafiador para quem enfrenta condições mais penosas para ter garantida a instrução; pessoas portadoras de deficiência que, no Brasil, apenas a partir do ano de 2008 passaram a ser assistidas por uma  Política Nacional  da  Educação  Especial. É o que nos esclarecem Fabiane Costas, Fabiane Breitenbach, Sabrina Castro e Sandra Martin na apresentação do dossiê que abre o presente número da Revista Educação e Filosofia, intitulado Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos. As políticas de incentivo, garantias legais e instrumentos de compulsoriedade hoje existentes para favorecer o acesso de pessoas com deficiência às universidades são foco de importantes estudos para melhor ampliação dessas práticas inclusivas.

Nos textos reunidos no dossiê, pesquisadoras e pesquisadores oferecem um qualificado quadro de análises sobre diferentes aspectos sociais, políticos, psicológicos, histórico-culturais e pedagógicos de experiências profissionais e instrumentos de consolidação da inclusão nos contextos brasileiro e europeu. Neles, o leitor encontrará dados e análises de pesquisas, além de importantes reflexões teóricas, sobre formas efetivamente pertinentes de se pensar e de se promover uma formação em nível superior mais plural, diversificada e acessível a todas as pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fillipa Carneiro Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Editora científica da Revista Educação e Filosofia. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: fillipasilveira@gmail.com. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5054633257502667. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9270-3517.

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

SILVEIRA, F. C. Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 76, p. 23–26, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Editorial