Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66251

Palavras-chave:

Lacan, Psicanálise, Sofistica, Trabalho Docente

Resumo

Resumo: Este artigo busca obter contribuições de Jacques Lacan para a educação, não em aspectos técnicos e metodológicos, mas no que se refere à constituição da subjetividade dos professores. A primeira seção analisa as reflexões lacanianas sobre a linguagem, assumindo seu vínculo com a Sofística, de um lado, seu distanciamento ante as teorizações de Aristóteles, de outro, e adotando Montaigne como intermediário para dialogar com Lacan. A segunda seção assume Freud como ponto de partida para entender o conceito lacaniano de angústia, visando revelar seu potencial criativo mediante a noção de sublimação. O artigo propõe a performance como linguagem artística capaz de atuar sobre a subjetividade dos professores, o que só pode ser realizado com a adoção de uma pedagogia disposta a romper com os parâmetros vigentes na atualidade, cuja inclinação mercantilista faz da educação uma ferramenta voltada à inserção dos estudantes no mercado e vê os educadores como peças de uma engrenagem sem poder de decisão sobre si mesmos.

Palavras-chaves: Lacan; Psicanálise; Sofística; Trabalho Docente

Performance as logos-pharmakon: Lacan for teachers

Abstract: This article seeks to draw contributions from Jacques Lacan to education, not in technical and methodological aspects, but in terms of the constitution of teachers’ subjectivity. The first section analyzes Lacan’s reflections on language, assuming firstly its link with Sophistry, secondly its distance from Aristotle’s theories and finally adopting Montaigne as an intermediary to dialogue with Lacan. The second section takes Freud as a starting point to understand the Lacanian concept of anguish, aiming to reveal its creative potential through the notion of sublimation. The article proposes performance as an artistic language capable of acting on the subjectivity of teachers, something that can only be achieved with the adoption of a pedagogy that breaks up with the parameters in force today, which tend towards mercantilism in making education a tool aimed at the insertion of students in the market and in seeing educators as cogs in a gear with no decision-making power over themselves.

Keywords: Lacan; Psychoanalysis; Sophistry; Teaching Work

Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

Resumen: Este artículo busca obtener aportes de Jacques Lacan a la educación, no en aspectos técnicos y metodológicos, sino en cuanto a la constitución de la subjetividad de los docentes. El primer apartado analiza las reflexiones de Lacan sobre el lenguaje, asumiendo su vinculación con la Sofística, por un lado, su alejamiento de las teorías aristotélicas, por otro, y adoptando a Montaigne como intermediario para dialogar con Lacan. La segunda sección toma a Freud como punto de partida para comprender el concepto lacaniano de angustia, con el objetivo de revelar su potencial creativo a través de la noción de sublimación. El artículo propone la performance como un lenguaje artístico capaz de actuar sobre la subjetividad de los docentes, lo que sólo puede hacerse con la adopción de una pedagogía dispuesta a romper con los parámetros vigentes hoy, cuya inclinación mercantilista hace de la educación una herramienta dirigida a la inserción de estudiantes en el mercado y ve a los educadores como engranajes sin poder de decisión sobre sí mismos.

Palabras clave: Lacan; Psicoanálisis; Sofistería; Trabajo Docente

Data de registro: 06/07/2022

Data de aceite: 22/03/2023

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Biografia do Autor

Horacio Héctor Mercau, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filosofía. Universidad Nacional de La Plata (UNLP). E-mail: horacio.mercau@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5696091525782249. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8854-2204.

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

MERCAU, H. H.; CUNHA, M. V. Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 80, p. 955–978, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66251. Acesso em: 3 out. 2024.

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Artigos