O terceiro-instruído:

Ontofenomenologia e educação em Michel Serres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675

Palavras-chave:

Ontofenomenologia, Epistemologia, Educação, Michel Serres

Resumo

O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres

Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.
Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres.

The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres

Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.
Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres.

Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres

Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.
Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.

Data de registro: 06/10/2020
Data de aceite: 25/11/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romana Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

* Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia; Cátedra Agostinho da Silva-Universidade Federal de Uberlândia; Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. E-mail: romavalente@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3433-4095

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vicenzo Coceo e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Editora Abril, 1976.

COMENIUS. Didática Magna. 6.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Uma introdução à filosofia fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2008.

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Filósofos Pré-Socráticos. Trad. Carlos Alberto Louro Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 2005.

______. A prosa do mundo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

______. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 2009.

NIETZSCHE, F. O Livro do Filósofo. Tradução de Ana Lobo. Porto: Rés Editora, s.d.

ROUSSEAU, J-J. Émile ou de l’éducation. Apresentaçõa e notas de André Charrak. Paris: GF Flammarion, 2009.

SERRES, M. Os cinco sentidos – Filosofia dos corpos misturados 1. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001

______. Le contrat naturel. Paris: Flammarion, 1992.

______. O terceiro instruído. Trad. Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

______. Diálogo sobre a Ciência, a Cultura e o Tempo: Conversas com Bruno Latour. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

______. Elementos para uma história das ciências: Do fim da Idade Média a Lavoisier. Lisboa: Terramar, 1996.

______. Hermes – Uma filosofia das ciências. Trad. Andréa Daher. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

______. Hominescence: Essais. Paris: Éditions Le Pommier, 2001.

______. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

______. Le guacher boiteux – Puissance de la pensée. Paris: Éditions Le Pommier, 2017.

WITTGENSTEIN, L. Tratado lógico-filosófico e Investigações Filosóficas. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

VALENTE PINHO, R. O terceiro-instruído:: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 581–606, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fenomenologia e Educação