Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56829

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Bem comum, Crítica Filosófica

Resumo

Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo

Resumo: Creusa Capalbo fez seu doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Louvain. Faleceu em 2017, aos 83 anos, e deixou uma obra centrada na meditação sobre Fenomenologia e Ciências Humanas. Editou um livro com esse título, cujo sexto capítulo aborda o tema Fenomenologia e Educação. Mostrando invulgar erudição e fazendo a crítica de pensadores que reduzem a educação à adequação ou à revolta contra a sociedade industrial, Creusa Capalbo entende que o papel da educação é o de propiciar a introdução de valores que assegurem a realização do bem comum. Inspira-se, para tanto, nas meditações exponenciais de Husserl, Scheler, Buber, dentre outros autores. Retomando as meditações desses pensadores, Creusa Capalbo realiza um percurso admirável, sublinhando sua fidelidade ao tema da Filosofia da Educação.
Palavras-chave: Fenomenologia; Crítica filosófica; Educação; Bem-comum.

Phenomenology and Education from Creusa Capalbo’s perspective

Abstract: Creusa Capalbo did her PHD in Philosophy at the Catholic University of Louvain. She died in 2017, at the age of 83, and her work reflects the Phenomenology and the Human Sciences. In fact, she edited a book with that title, whose sixth chapter accounts the topics of Phenomenology and Education. Creusa Capalbo, with a lot of scholarship and criticizing the philosophers who reduce education to adequacy or to conflict against industrial society, she defends an education with values that support the realization of the common good. For this, she was inspired, among other philosophers, by Husserl’s, Scheler’s and Buber’s ideas. Resuming their thoughts, Creusa Capalbo did a great way, emphasizing her fidelity to the Philosophy of Education.
Key Words: Phenomenology; Philosophical criticism; Education; Common good.

Phénoménologie et Éducation dans la perspective de Creusa Capalbo

Résumé: Creusa Capalbo a fait son doctorat en Philosophie dans l'Université Catholique de Louvain. Elle est décédée à 2017, avec 83 années, et elle a laissé une oeuvre axée sur la méditation au sujet de la Phénoménologie et les Sciences Humaines. Elle a publié un livre avec ce même titre, dont le 6ème chapitre étudie le sujet: Phénoménologie et Éducation. Sa remarcable érudition et sa critique des philosophes contemporains qui circonscrivent l'éducation soit à l'adéquation, soit à la révolte contre la société industrielle, l'amenèrent a affirmer que le rôle de l´éducation est celui de favoriser l'introduction dans la société des valeurs qui puissent assurér la réalisation du bien commun. Elle s'inspire, dans la proposition de cette perspective, dans les méditations de Husserl, Scheller, Buber, parmi d'autres penseurs, et elle réalise un parcours admirable, qui souligne sa fidélité au sujet de la philosophie de l'éducation.
Mots clés: Phénoménologie; Critique philosophique; Éducation; Bien commun.

Data de registro: 20/08/2020
Data de aceite: 30/11/2020

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Biografia do Autor

Constança Terezinha Marcondes César, Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

* Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). E-mail: cmarcondescesar@msn.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0951-3895 

Referências

CAPALBO, C. Fenomenologia e Ciências Humanas. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2012.

GILES, T. R. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1983.

GILES, T. R. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EDUSP, 1975, 2 vols.

SPIELBERG, H. The phenomenological mouvement. A historical introduction. The Hague: Martinus Nijhoff, 1960, 2 vols.

STRASSER, S. Phénoménologie et sciences de l’homme: vers un nouvel esprit scientifique. Louvain-Paris: Publications universitaires de Louvain, 1967.

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

MARCONDES CÉSAR, C. T. Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 555–564, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56829. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56829. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fenomenologia e Educação