Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52620

Palavras-chave:

Materialismo dialético, Luta de classes, Ideologia, Educação

Resumo

Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek

O artigo aborda a concepção de luta de classes no atual cenário histórico, político e social. O dogma das democracias ocidentais sugere que vivemos numa era pós-ideológica. Isso implica que não há mais espaço para a ideia de luta de classes. Contudo, segundo Žižek, é esse discurso que deve ser enquadrado no campo ideológico. Žižek retoma o conceito de materialismo dialético a fim de demonstrar a contradição interna ao campo ideológico de nossa sociedade dita pós-ideológica. Nesse momento, o conceito de luta de classes retorna à cena. A luta de classes não consiste num antagonismo entre dois polos num espaço comum, mas na fissura inerente ao próprio espaço. Para desenvolver o tema, cabe, antes, abordar o conceito de materialismo teológico de Walter Benjamin, que fundamenta, substancialmente, o conceito de materialismo dialético de Žižek. Importante, igualmente, retomar uma reflexão sobre o conceito de pulsão de morte em Freud, já que tal conceito exprime exatamente a fissura interna à realidade que condiciona a luta de classes. Convém, ademais, compreender como a ideia de educação pode ser pensada a partir da contradição que mobiliza a luta de classes.
Palavras-chaves: Materialismo dialético; Luta de classes; Ideologia; Educação.

Dialetic materialism, class struggle and philosophical insights on education from Slavoj Žižek

Abstract: The article discusses the concept of class struggle in the current historical, political and social scenario. The dogma of Western democracies suggests that we live in a post-ideological era. This implies that there is no longer any room for the idea of ​​class struggle. However, according to Žižek, it is this discourse that must be framed in the ideological domain. Žižek takes up the concept of dialectical materialism in order to demonstrate the internal contradiction to the ideological field of our so-called post-ideological society. At this point, the concept of class struggle returns to the scene. The class struggle does not consist of an antagonism between two poles in a common space, but in the fissure inherent in the space itself. To develop the theme, it is first necessary to approach Walter Benjamin's concept of theological materialism, which substantially supports Žižek's concept of dialectical materialism. It is also important to resume a reflection on the concept of the death instinct in Freud, because this concept expresses exactly the internal fissure in reality which conditions the class struggle. In addition, it is important to understand how the idea of ​​education can be thought of from the contradiction that mobilizes the class struggle.
Keywords: Dialectical materialism; Class struggle; Ideology; Education.

Matérialisme dialetique, lutte de classe et insights philosophiques sur l'éducation de Slavoj Zižek 

Résumé: L'article aborde le concept de lutte des classes dans le scénario historique, politique et social actuel. Le dogme des démocraties Occidentales sugère que nous vivons à une époque post-idéologique. Cela implique qu'il n'y a plus de place pour l'idée de lutte de classe. Cependant, selon Žižek, c'est ce discours qui doit être cadré dans le domaine idéologique. Žižek reprend le concept de matérialisme dialectique afin de démontrer la contradiction interne au champ idéologique de notre soi-disant société post-idéologique. À ce moment, le concept de lutte des classes revient sur la scène. La lutte des classes ne consiste pas en un antagonisme entre deux pôles dans un espace commun, mais dans la fissure inhérente à l'espace lui-même. Pour développer le thème, il est d'abord nécessaire d'approcher le concept de matérialisme théologique de Walter Benjamin, qui étaye substantiellement le concept de matérialisme dialectique de Žižek. Il est également important de reprendre une réflexion sur le concept d'instinct de mort chez Freud, car ce concept exprime exactement la fissure interne à la réalité qui conditionne la lutte des classes. En outre, il est important de comprendre comment l'idée de l'éducation peut être pensée à partir de la contradiction qui mobilise la lutte des classes.
Mots-clés: Matérialisme dialectique; Lutte des classes; Idéologie; Éducation.

Data de registro: 09/02/2020
Data de aceite: 28/08/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildemar Luiz Rech, Universidade federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: hluizrech@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5825-1887.

Fernando Facó de Assis Fonseca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: fernandofaco@hotmail.com. ORCID:

 

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

DERRIDA. Direção: Kirby Dick e Amy Ziering Kofman. San Francisco: Zeitgeist Video, 2002. 84 min. Son, Color, Formato: 16 mm.

FREUD, S. Além do Princípio do Prazer. In: FREUD, S. Obras completas, v. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FUKUYAMA, F. The End of History and the Last Man. New York: Free Prees, 1992.

GOETHE, J.W.V. Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister. São Paulo, editora 34, 2006.

HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações: e a recomposição da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio- uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

PUCCI, B. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e a questão da Bildung em Theodor Adorno. In: Theodor Adorno: diálogos filosóficos em educação, ética e estética. Passo Fundo: 2011.

ŽIŽEK, S. O mais sublime dos histéricos: Hegel com Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

ŽIŽEK, S. Eles não sabem o que fazem:o sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

ŽIŽEK, S. As Metástases do Gozo: Seis Ensaios sobre a Mulher e a Causalidade. Lisboa: Relógio d’Água, 2006a.

ŽIŽEK, S. Elogio da Intolerância. Lisboa: Relógio d’Água, 2006b.

ŽIŽEK, S. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008a.

ŽIŽEK, S. Enjoy Your Symptom! Enjoy your Symptom! Lacan in Hollywood and Out. New York/London: Routledge, 2008b.

ŽIŽEK, S. Órgãos sem Corpo: Deleuze e Conseqüências. Rio de Janeiro: Cia. de Freud, 2011.

ŽIŽEK, S. Menos que Nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético. São Paulo: Boitempo, 2012a.

ŽIŽEK, S. Vivendo no fim dos tempos. São Paulo: Boitempo, 2012b.

ŽIŽEK, S. O amor impiedoso (ou: Sobre a crença). Belo Horizonte: Autêntica, 2012c.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

RECH, H. L.; FACÓ DE ASSIS FONSECA, F. . Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 853–889, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52620. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52620. Acesso em: 26 jul. 2024.