A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146Palavras-chave:
Identidade profissional, Formação inicial, Pesquisa, MétodoResumo
A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.
Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método.
Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education
Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies.
Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method.
La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física
Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías.
Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método.
1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Data de registro: 12/06/2019
Data de aceite: 23/04/2020
Downloads
Referências
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.
DEMO, P. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.
DEMO, P. Outro professor: alunos podem aprender bem com professores que aprendem bem. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução Andréa Stahel da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GARIGLIO, J. A. Inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 3, p. 312-326, set-dez. 2016. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22740
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/curitiba/panorama. Acesso em: 28 de fev. de 2018.
MELUCCI, A. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. Tradutores: Adriano R. Marinho; Agostino Giacomini; Débora Conforto; Henri Fuchs; Jorge D. Barbosa; Jorge M. Adão; José Rossi; Nara R. Vieira; Raquel Gatto; Sueli Salva. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2004.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SERRES, M. Filosofia mestiça. Tradução: Maria Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SERRES, M. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.
SERRES, M. Polegarzinha. Tradução: Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VANZUITA, A. Tensões identitárias do profissional de educação física: a pesquisa enquanto elemento articulador entre a formação e a cultura da Uniplac. 2007. 92 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Lages, UNIPLAC-SC, 2007.
VANZUITA, A. Hybrid identity of the physical education professors of uniplac: tensions between research and professors' culture. The FIEP Bulletin, v. 78, p. 170-173, 2008.
VANZUITA, A.; RAISER, E. C. S. Desvelando os fazeres pedagógicos dos professores de educação física no Instituto Federal Catarinense. In: 1 Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT), 2013, Belo Horizonte. Anais da Febrat, p. 1-12, 2013.
VANZUITA, A. A constituição de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. 2016. 224f. Tese. (Doutorado em Educação). Itajaí, UNIVALI-SC, 2016a. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.9906
________. Tensões identitárias de professores de educação física. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2016b.
VANZUITA, A.; RAITZ, T. R. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física: uma revisão de literatura. Roteiro (UNOESC), v. 41, p. 649-676, 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.9906
VANZUITA, A.; RAITZ, T. R.; GARANHANI, M. C. Escolha, formação e inserção profissional: a construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Espacios (CARACAS), vol. 38, n. 45, p. 17-31, 2017.
VANZUITA; A.; RAITZ, T. R.; ZLUHAN, M. R.; FERREIRA, D. J.; FERNANDES, F. de S. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física. Educação e Cultura Contemporânea, vol. 15, n. 40, p. 142-162, 2018. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051
VANZUITA, A. A construção de identidade(s) profissional(is) de formandos em educação física da UFPR. 2018. 161f. Relatório de Pós-Doutorado. (Pós-Doutorado em Educação). Curitiba, UFPR, 2018a. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051
VANZUITA, A. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2018b. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180051
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.