Educar, Elaborar o passado, Desnazificar:

Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010

Palavras-chave:

Elaboração do passado, Negação determinada, Memória histórica, Desnazificação, Neonazifascismo

Resumo

Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

Resumo: Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado – negação determinada do objeto – e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Palavras-chave: Elaboração do passado. Negação determinada. Memória histórica. Desnazificação. Neonazifascismo.

Apoio: CAPES/UFES

Educate, Working Through the Past, Denazificate: Historical memoy and neonazifascism in the begin of 21st century

Abstract: Although Nazifascism was apparently “buried” after World War II, its advance is currently causing worldwide concern. This article deals with the concept of working through the past – a specific negation of the object – and it aims to answer how, when, why, how long it lasted and the main features of the postwar German Denazification Program (DP); was it a successful public policy? How did formal education participate in this DP? The answers derive from the analysis mediated by a historical-philosophical hermeneutics based on the theory and aspects of T. Adorno´s philosophy of education, which aims to apprehend the reasons why Nazifascism was ever a present ideology, since the Zeitgeist in which it was opened – at the beginning of the 20th century –, to the present day.

Keywords: Elaboration of the past. Specific denial. Historical memory. Desnazification. Neonazifascism.

Éduquer, Travailler à travers le passédénazifier”: Mémoire historique et néonazifascime au début du 21e siècle

Résumé: Bien qu’apparemment "enterré" après la Seconde Guerre mondiale, l’avancée du nazifascisme suscite des inquiétudes au niveau mondial. Cet article traite du concept d'élaboration du passé - une négation spécifique de l'objet - et cherche à expliquer comment, quand, pourquoi, combien de temps il dura et les principales caractéristiques du Programme de Dénazification (PDA) de l'Allemagne d'après-guerre. Était-ce une politique publique réussie? Comment l'éducation formelle a-t-elle participé à ce PDA? Les réponses proviennent de l'analyse médiée par une herméneutique historico-philosophique basée sur la théorie et les aspects de la philosophie de l'éducation de T. Adorno, qui vise à appréhender les raisons pour les quelles le nazifascisme a toujours été une idéologie actuelle, depuis que le Zeitgeist l’a inauguré, au début du XXe siècle, jusqu’à nos jours.

Mots-clés: Elaboration du passé. Déni spécifique. Mémoire historique. Dénazification. Néonazifascisme.

Data de registro: 03/06/2019

Data de aceite: 23/04/2020

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Biografia do Autor

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: robsonloureiro.ufes@uol.com.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8272-5368 .

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

LOUREIRO, R. Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: : Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1541–1582, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49010. Acesso em: 2 nov. 2024.