Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v32n66a2018-47907Palavras-chave:
EditorialResumo
O presente número da Revista Educação e Filosofia traz aos nossos leitores fecundas reflexões sobre temas que passam do atual ao atualíssimo no âmbito educacional, filosófico e político. Em um momento político tão fortemente marcado pela necessidade de resistência e de reflexão com qualidade, as releituras de temas e conceitos já clássicos no domínio da educação e da filosofia são bem vindas e celebradas como excelentes instrumentos de incitação ao debate. Além disso, tentando acompanhar a exacerbação e a velocidade da dita “sociedade da informação”, alguns de nossos artigos lançam reflexões críticas sobre temas “novos”, suas “tecnologias”, e a não necessária decorrência, a partir disso, de um aprimoramento em nossa capacidade de comunicar, educar, produzir, pensar melhor.
Sem perder o rigor da análise e a precisão conceitual - risco maior das análises acadêmicas voltadas a questões hodiernas – nosso “contemporâneo” se vê representado em artigos sobre temas como decolonialidade, reprodutibilidade algorítmica, linguagem tecnocibernética. Além disso, alguns artigos nos brindam com as sempre bem vindas relações entre pensamento e arte – cinema, literatura – fusão motriz da capacidade imaginativa, tão potencialmente transformadora em termos educacionais e políticos. No fundo desses artigos, paira a dimensão estética do aprender, do pensar, do ensinar, constituindo importante ferramenta nos processos de reflexão e de engajamento, de enfrentamento do autoritarismo, do individualismo, da violência, e do embotamento da intelectualidade e da sensibilidade.
Encontramos esse espírito já no início deste volume, na entrevista com Francis Wolff, conduzida pelo professor Marcos Seneda. É sobre a “nossa” humanidade que versa o livro mais recente do filósofo francês, mas, já no início da entrevista, conhecemos um pouco mais do percurso de formação individual do autor, uma formação humanística, interdisciplinar, marcada por errâncias e encontros. Um caminho que se constitui como fecundo terreno para o desenvolvimento de uma reflexão filosófica crítica, que parte do espanto individual diante da existência, mas logo se conduz para o ver-se em um mundo, numa humanidade da qual fazer parte, e sobre a qual tecer formas de compreensão.
Na sequência, nosso volume contempla temas tradicionais como linguagem e ciência explorados sob um viés crítico.[...]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.