Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino

Autores

  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ) https://orcid.org/0000-0002-6347-7207

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47793

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Totalidade, Construção do Conhecimento, Materialismo dialético, Análise de conteúdo

Resumo

Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino

Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre os estudiosos a compreensão comum de que ela está vinculada à busca pela ruptura com a fragmentação do conhecimento. No contexto escolar, explicita-se dos artigos analisados, a interdisciplinaridade impulsionada pelos interesses dos modos de produção capitalista, bem como o discurso de que a ampliação do debate sobre ela na escola solicita mudanças no modo como se dá o trabalho pedagógico, uma vez que requer abertura ao estabelecimento de uma relação dialógica para a construção do conhecimento, de modo que a totalidade possa ser almejada sem que as particularidades sejam desconsideradas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Totalidade; Construção do Conhecimento; Materialismo dialético; Análise de conteúdo.

Interdisciplinarity, totality and the construction of knowledge in articles of the areas of Education and Teaching

Abstract:  Article we question: What is shown about interdisciplinarity and totality, taken from the viewpoint of dialectical materialism, in the articles of Education and Teaching journals made available on Google scholar? Performing A content analysis, we consider 27 researches. The results revealed that even though there is no literature, a unique conception of what is interdisciplinarity, there are among scholars the common understanding that it is linked to the search for rupture with the fragmentation of knowledge. In The school context it is explained by the analyzed articles, the interdisciplinarity driven by the interests of the capitalist modes of production and discourse that the expansion of the debate on it in the school, calls for changes in the way the work is given Pedagogical and openness to the establishment of a dialogical relationship in the construct of knowledge, so that the totality can be pursued without the particularities being disregarded.

Keywords: Interdisciplinarity; All Knowledge Construction; Dialectical Materialism; Content Analysis.

La interdisciplinariedad, la totalidad y la construcción del conocimiento en los artículos de las áreas de educación y enseñanza

Resumen:  En este artículo cuestionamos: ¿lo que se muestra acerca de la interdisciplinariedad y la totalidad, tomada desde el punto de vista del materialismo dialectico, en los artículos de Educación y docencia revistas disponibles en Google Academico? Realizando un análisis de contención, consideramos 27 investigaciones. Los resultados revelan que aunque no hay literatura, una concepción único de lo que es la interdisciplinariedad, hay entre los eruditos el museo de común que está vinculado a la búsqueda de ruptura con la fragmentación del conocimiento. En el contexto escolar es explica por los artículos analizados, la interdisciplinariedad por las intereses de los modos de producción y discurso capitalistas que la expansión del debate sobre el mismo en la escuela, cambio s en la forma en que se da el tiempo Pedagógica y apertura al establecimiento de una relación dialógica en la construcción pueda del conocimiento, se puede desear la totalidad sin que se tengan en cuenta las particularidades.

Palabras clave: interdisciplinariedad; todo Construcción del conocimiento; Materialismo dialéctico; Análisis de contenido.

Financiamento: CAPES

Data de registro: 02/04/2019

Data de aceite: 30/10/2019

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Biografia do Autor

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática e mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ). E-mail: gabi_mutti@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6347-7207

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Publicado

2021-01-10

Como Citar

MUTTI, G. de S. L. Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1623–1658, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-47793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47793. Acesso em: 26 jul. 2024.