Diderot e a educação como projeto de Estado

Autores

  • Fabiana Tamizari Instituto de Estudos Filosóficos - Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46926

Palavras-chave:

Iluminismo, Diderot, Educação

Resumo

* Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE). Servidora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Colaboradora da Universidade de Coimbra, Portugal.

Diderot e a educação como projeto de Estado

Resumo: O Iluminismo, além de movimento intelectual, também se traduziu em intensa atividade política, sendo uma das faces desta ação o despotismo esclarecido: fruto da aliança entre filósofos, que buscavam divulgar seus ideais, e monarcas absolutistas, empenhados em melhorar a sua imagem pública. A aproximação do filósofo Diderot com a imperatriz russa Catarina II, produziu reflexões sobre vários temas, um deles aqui explorado: o papel do Estado na educação pública, apresentado na obra Plano de Uma Universidade (1783). Em nosso artigo, partimos da apresentação do despotismo esclarecido, com foco na relação de Diderot com a imperatriz russa. Em seguida, discorremos sobre as bases da educação pública no século XVIII, e finalizamos com a proposta diderotiana sobre o papel do Estado no fomento da educação pública, enfatizando três propostas elementares, que, segundo o autor, promoveriam essa aliança: o acesso irrestrito à educação, a presença do Estado na estrutura administrativa e organizacional, e a atualização curricular.
Palavras-Chave: Iluminismo; Diderot; Educação.

Diderot and education as State project

Abstract: The Enlightenment was not only an intellectual movement, but was also expressed in politics, such as in enlightened despotism. This was the result of an alliance between philosophers in search to spread their ideas and absolutist monarchs trying to enhance their public figures. Here we explore one among many fruits of the association between Diderot and Catherine the II, Empress of Russia: the role of the State in public education, as presented in The Plan of a University (1783). We start from a general presentation of enlightened despotism, focusing on Diderot and Catherine the Great’s relation; next, we explore the basis of public education on the XVIII century, and finally we present Diderot’s plan itself, in which the State has the role of fostering education, relying on three key aspects: unrestricted access to education, the presence of the State in the organizational and administrative structure, and the update of the curriculum.
Keywords: Enlightenment; Diderot; Education.

Diderot y la educación como proyecto de Estado

Resumen: El Iluminismo, además de movimiento intelectual, también se tradujo en intensa actividad política, siendo una de las caras de esta acción el despotismo ilustrado: fruto de la alianza entre filósofos, que buscaban divulgar sus ideales, y monarcas absolutistas, empeñados en mejorar su imagen pública. La aproximación del filósofo Diderot con la emperatriz rusa Catalina II, produjo reflexiones sobre varios temas, uno de ellos aquí explotado: el rol del Estado en la educación pública, presentado en la obra Plan de una Universidad (1783). En nuestro artículo, partimos de la presentación del despotismo ilustrado, teniendo em cuenta la relación de Diderot con la emperatriz rusa. A continuación, discordamos sobre las bases de la educación pública en el siglo XVIII, y finalizamos con la propuesta diderotiana sobre el rol del Estado en el fomento de la educación pública, enfatizando tres propuestas elementales que, según el autor, promoverían esa alianza: el acceso irrestricto a la educación, la presencia del Estado en la estructura administrativa y organizativa, y la actualización curricular.
Palabras Clave: Iluminismo; Diderot; Educación.

Data de registro: 08/02/2019

Data de aceite: 30/10/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Tamizari, Instituto de Estudos Filosóficos - Universidade de Coimbra

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE). Servidora na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Colaboradora da Universidade de Coimbra, Portugal.

Referências

BADINTER, E. As paixões intelectuais: a vontade de poder 1762-1778. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BOTO, C. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1996.

BOTO, C. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. In Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100008

DIDEROT, D. Mémoires pour Catherine II. Paris: Éditions Garniers Frères, 1966.

DIDEROT, D. Observations sur le Nazak. In: ______. Diderot oeuvres. Politique. Paris:Robert Laffont, 1994. v. 3.

DIDEROT, D. Plano de uma universidade. In: ______. Obras I: filosofia e política. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

DIDEROT, D.; D´ALEMBERT, J. R. Enciclopédia ou dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DOLLE, J. M. Politique et pedagogie: Diderot et les problémes de l´education. Paris:Libraire Philosophique J. Vrin, 1973

DIDIER, B. Quand Diderot faisait le plan d’une université in Recherches sur Diderot et sur l’Encyclopédie, número 18-19, 1995. https://doi.org/10.3406/rde.1995.1292

FALCON, F. J. C. Despotismo esclarecido. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 2004.

HOBSBAWN, E. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LUZURIAGA, L. História da educação pública. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

MANACORDA, M. A. História da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

ROUSSEAU, J. J. Considerações sobre o Governo da Polônia. São Paulo:Brasiliense, 1982.

SOUZA, M. G. Círculo dos conhecimentos. In: DIDEROT, D.; D´ALEMBERT, J. R. Enciclopédia ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. São Paulo:Editora Unesp, 2015.

WILSON, A. Diderot. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

TAMIZARI, F. Diderot e a educação como projeto de Estado. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1401–1432, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46926. Acesso em: 21 nov. 2024.