Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman

Autores

  • José Costa Júnior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-41807

Palavras-chave:

política, educação, filosofia

Resumo

Estamos cada vez mais céticos em relação à política e aos políticos nessas primeiras décadas do século XXI. A ausência de respostas aos problemas mais próximos dos cidadãos, a dificuldade de representação, além dos frequentes questionamentos morais sobre as práticas dos políticos são alguns dos motivos que fundamentam esse ceticismo. No entanto, há poucas décadas, mantínhamos expectativas melhores acerca das instituições políticas e dos seus líderes. Após os grandes conflitos, derramamentos de sangue e colapsos sociais do século passado, nutrimos grandes expectativas em relação à democracia, a ponto do cientista político Francis Fukuyama defender que havíamos chegado ao “fim da história”: o modo de organização político oferecido pela democracia seria a forma mais estável e definitiva. Governos estáveis, representativos, com participação popular e diálogo atenderiam as demandas das pessoas, que valorizariam cada vez mais as bases democráticas em que viviam. No caso dos locais onde essa forma de organização política ainda não fosse assim, seria uma questão de tempo até haver tal reconhecimento. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Costa Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Substituto do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atua nas áreas de filosofia moral, filosofia da ciência e filosofia das artes.

Referências

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Tradução de Aulyde Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

SNYDER, Timothy. Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente. Tradução de Donaldson Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

COSTA JÚNIOR, J. Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 431–436, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-41807. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41807. Acesso em: 21 jul. 2024.