A fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade

Autores

  • Ana Paula de Ávila Gomide Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-06

Palavras-chave:

Autoritarismo, Formação, Indivíduo, Teoria crítica

Resumo

A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade

Tendo como referencial os autores da teoria crítica da sociedade _ Adorno, Horkheimer e Marcuse _, este ensaio volta-se para a discussão do caráter autoritário, a partir de alguns elementos encontrados no filme "A Fita Branca", de Michael Haneke. Os temas sobre a educação, a formação do indivíduo e as bases psicossociais da personalidade autoritária, estudados pelos frankfurtianos, foram considerados. Enfim, o filme ilustra o clima cultural propenso ao fascismo, lançando luz aos efeitos perversos das pressões civilizatórias repressivas baseadas na violência e na indiferenciação dos sujeitos: a dominação da natureza e, por sua vez, as formas pelas quais a "natureza" oprimida parece se vingar.

Palavras-Chave: Teoria crítica; Indivíduo; Formação; Autoritarismo. 

The White Ribbon" and authoritarian personality: a Critical Theory's contribution

Abstract: Assuming philosophical theses by the so-called Critical Theory - Adorno, Horkheimer and Marcuse -, this paper proposes a discussion about the authoritarian personality at taking some elements of Michael Haneke's "The White Ribbon". It accounts for the themes on education, individual's upbringing and authoritarian personality's psychosocial bases, all of them studied by the Frankfurtian thinkers. Concisely, Haneke's film depicts a cultural atmosphere inclined towards fascism. It sheds light upon perverse effects of civilization's repressive load and subjetcs' non-differentiation: domination of nature and how oppressed nature, in your turn, seems to strike back.

Keywords: Critical Theory; Individua; Education; Authoritarianism.

Le Ruban Blanc » et la personnalité autoritaire: une contribution de la Théorie Critique

Résumé: Partant de la penseé des philosophes d´École de Frankfurt, comme Adorno, Horkheimer et Marcuse, cet article se tourne vers quelques éléments du film « Le Ruban Blanc », de Michael Haneke, pour essayer d'entreprendre une discussion sur le concept de « la personnalité autoritaire ». On y cherche à rendre compte des thèmes sur l'éducation, la formation de l'individu et les bases psychosociales de la personnalité autoritaire, tous étudiés par les penseurs de la connue Théorie Critique. Bref, le film de Haneke décrit une atmosphère culturelle inclinée vers le fascisme; il met en lumière les effets pervers de la charge répressive de la civilisation, aussi que la non distinction entre les sujets: la domination subie par la nature qui, par son tour, tout à fait opprimé, semble se riposter

Mots-clés: Théorie Critique; Individu; Éducation; Autoritarisme.

Data de registro: 02/04/2018

Data de aceite: 21/11/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Ávila Gomide, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwuitz. In: ______. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

_______________ Teoria da Semiformação. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio A.S.; LASTÓRIA, Luiz A. Nabuco. (Orgs). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

ADORNO, T.W, FRENKEL-BRUNSWICK, E., LEVINSON, D. J., SANFORD, R.N. The Authoritarian Personality. New York: Harper & Brother, 1950.

GENEL, Kátia Escola de Frankfurt e Freudo-Marxismo: Sobre a Pluralidade das Articulações entre a Psicanálise e Teoria Crítica da Sociedade. In: Revista Dissonância: Teoria Crítica e Psicanálise, Campinas, n.01, 1º Semestre de 2017.p. 263-288

HORKHEIMER, Max. A Revolta da Natureza. In: ______. Eclipse da Razão. São Paulo: Editora Unesp, 2015a

_________________ Autoridade e Família. In: ________. Teoria Crítica I. São Paulo: Perspectiva, 2015b.

_______________ Teoría ayer y hoy. In: ________. Sociedad em Tansición. Barcelona: Península, 1976.

_______________ Razón Y Autoconservación. In: ______. Teoría Critica. Barcelona: Barral Editores, 1971.

_____________ Egoísmo y Movimiento Liberador – Para uma antropologia de la época burguesa. In: _________. Autoridad y Familia y Otros Escritos. Buenos Aires: Paidós, 2001.

HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

__________________________________. Interesse pelo corpo. In: ________. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

MARCUSE, Herbert. A Nova Mentalidade Alemã. In: ____________. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Unesp, 1999.

SILVA, Rafael Cordeiro. Max Horkheimer: teoria crítica e barbárie. Uberlândia: EDUFU, 2011. https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-256-4

Trecho livremente traduzido por Mauricio Stycer de entrevista de Haneke a revista “New Yorker”: http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2009/10/24/as-raizes-do-mal-haneke-explica-%E2%80%9Ca-fita-branca

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

GOMIDE, A. P. de Ávila. A fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1075–1097, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41595. Acesso em: 26 jul. 2024.