Os discursos da Educação em "slogans" do cotidiano e nos pactos governamentais

Autores

  • Anderson Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-05

Palavras-chave:

Discurso, Mídia, Políticas educacionais

Resumo

Os discursos da Educação em "slogans" do cotidiano e nos pactos governamentais

A partir da Análise de Discurso francesa e da noção de sujeito da Psicanálise, o artigo apresenta uma discussão sobre slogans acerca da Educação tal como circulam na grande mídia; além disso, analisa o uso da denominação “pacto” em alguns programas governamentais brasileiros. Para isto, são mobilizados os conceitos de sujeito e acontecimento discursivo. Pelo modo de captura do sujeito dos slogans e das nomeações governamentais conclui que por conta da persistência do sentido de uma educação total e unívoca, não há ruptura definitiva com regimes de interpretação já instalados no cenário nacional.

Palavras-chave: Discurso; Mídia; Políticas educacionais. 

The speeches of Education in everyday slogans and government pacts

Abstract: Based on french discours analysis and the subject concept in its theoretical approach, this paper shows a discussion about meaning effects as mass media education’s slogans; furthermore, was analysed the nomination “pacto” among Brazilian official educational programs. For this, many different theoretical approaches were used: paraphrase, discursive memory, discursive event, scholar pedagogical discourse. By the capture subject sustained by slogans and government programs nominations, we concluded that a one-way education remains without a radical break against interpretation schemes in national concept of Education.

Keywords: Discourse; Media; Public polices for education.

Les discours de l’éducation vehiculés dans slogans au quotidien et chez les pactes gouvernamentaux

Résumé: A partir du cadre de l’Analyse de discours française et du concept psychanalytique de sujet, l’article présent un débat sur les formes clichês (slogans) et leur circulation chez les médias; en plus, on analyse l’usage de la dénomination « pacte » chez programmes governamentaux brésiliens. De cette façon, ce débat a été soutenu par les concepts de sujet et événement discursif. L’article montre que la croyance en une éducation universel et univoque évidenciée comme sens litéral mis en rapport un réseaux du sens qui synalise une place du sujet résultat des slogans e des dénominations gouvernamentaux; à la fois que ne permet pas de rompre les régimes d’interprétations cristalisés au scénario braésilien.   

Mots-clés: Discours; Média; Politiques publiques.

Data de registro: 22/06/2016

Data de aceite: 21/02/2018

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Biografia do Autor

Anderson Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Psicologia pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

PEREIRA, A. C. Os discursos da Educação em "slogans" do cotidiano e nos pactos governamentais. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 565–592, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34880. Acesso em: 23 dez. 2024.