O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819Palavras-chave:
Ensino da filosofia, Tecnologia, Governamentalidade, VestibularResumo
Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade.
Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.
Teaching Philosophy as a technology of government
Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government.
Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations.
Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad
Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad.
Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular.
Data de registro: 15/07/2014
Data de aceite: 15/11/2014
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Referências
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