A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital

Autores

  • Antônio Alvaro Soares Zuin UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p745a769

Palavras-chave:

Autoridade pedagógica. Cultura digital. Teoria crítica. Indústria cultural. Internet.

Resumo

*Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade CNPq 1B.

Apoio: CNPq, FAPESP

A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital

Resumo: O professor sempre se caracterizou como um importante modelo de referência, sobretudo no transcorrer do processo de socialização escolar e da configuração da identidade dos alunos. Mas, e se houvesse uma sociedade cujas relações materiais de produção determinassem transformações radicais na produção e disseminação do conhecimento, a ponto de alterarem decisivamente o modo como as relações entre professores e alunos se desenvolveriam? Tem-se, como principal objetivo deste artigo, refletir filosófica e educacionalmente sobre essa questão, de modo que se pretende desenvolver a seguinte linha argumentativa: em tempos da disseminação da cultura digital, há modificações nucleares em relação ao conceito de autoridade pedagógica, o que acarreta alterações decisivas nas relações entre professores e alunos.

Palavras-chave: Autoridade pedagógica. Cultura digital. Teoria crítica.
Indústria cultural. Internet. 

A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital

Abstract: The teacher was always characterized as an important model of reference, especially during the student's process of scholar socialization and identity configuration. But what would happen if there was a society whose material relations of production determined radical transformation in the production and reproduction of knowledge, so that the development of the relations between teachers and students were decisively altered? The aim of this article is to critically reflect on the philosophical and educational aspects of this question. Therefore the author would like to defend the following argument: in times of the dissemination of the digital culture, there are decisive modifications on the concept of pedagogic authority and this fact produces radical transformations in the relations between teachers and students.

Keywords: Pedagogic authority. Digital culture. Critical theory. Culture industry. Internet.

Data de registro: 09/04/2014

Data de aceite: 19/11/2014

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Biografia do Autor

Antônio Alvaro Soares Zuin, UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade CNPq 1B. E-mails: dazu@ufscar.br e antonio.zuin@york.ac.uk

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

SOARES ZUIN, A. A. A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 58, p. 745–769, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p745a769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26187. Acesso em: 21 nov. 2024.