Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60179Palavras-chave:
Política Nacional de Alfabetização, Alfabetização, Formação de professoresResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as implicações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na formação inicial de professores por meio de análise documental. Para tanto, utilizou-se como base teórico-metodológica buscar as essências contidas nas aparências dos fenômenos, por meio de uma análise dialética de fundamentação marxista. Os resultados apontam que a PNA se concretiza como uma perspectiva ideológica pensada pelos organismos internacionais como um viés liberal-conservador, intencionando negar a história do processo da alfabetização no Brasil, retrocedendo a partir dos conhecimentos críticos construídos historicamente pela educação e para a formação de professores.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos: relatório final. 2 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007. p. 180 -- (Série ação parlamentar; n. 246)
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024), Campo Grande, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Decreto-lei nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base/. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília, DF: [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.
DELARI JUNIOR, A. Questões de método em Vigotski: busca de verdade e caminhos de cognição. In: TULESKI, Silvana. C; CHAVES, Marta; LEITE, Hilusca. A. Materialismo histórico dialético como fundamento da psicologia-histórico cultural: método e metodologia de pesquisa. Maringá, Eduem, 2015. p. 43-82.
FRANCO, A. de. F; MARTINS, L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização. Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.
HYPÓLITO, A. L. M. Trabalho docente e o novo plano nacional de educação: valorização, formação e condições de trabalho. Caderno Cedes. v. 35. n. 97. set-dez, 2015. p. 517-534. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622015150376.
MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2015.
MARTINS, L. M., and DUARTE, N., (orgs.) Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. ISBN 978-85-7983-103-4. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.
MORTATTI, M. R. L. Brasil, 2091: notas sobre a “Política Nacional de Alfabetização”. In: Revista Olhares. Guarulhos. v. 7, n. 3. novembro, 2019. 35. p. ISSN 2317-7853.
MORTATTI, M. R. L. A “política nacional de alfabetização” (brasil, 2019): uma “guinada” (ideo) metodológica para trás e pela direita. In: Revista Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Belo Horizonte – MG. v. 1. n. 10. jul/dez. 2019. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/348. Acesso em: 18 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210102.
PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015. 184p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).