Reflexões sobre características prosódicas do desenvolvimento da negação

estudo de casos de uma criança brasileira e uma criança francesa

Autores

  • Angelina Nunes de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Ester Scarpa Unicamp
  • Christelle Dodane Université Paul Valéry

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-6

Palavras-chave:

Negação, Prosódia, Aquisição da Linguagem, Estudo de caso

Resumo

O presente trabalho volta-se ao desenvolvimento da negação a partir do estudo de registros longitudinais de uma criança brasileira em seu segundo ano de vida, em comparação a registros de uma criança francesa. Para tanto, foram analisadas as produções infantis interpretadas pelos adultos como protestos, oposições e negações. Pesquisas sobre as produções infantis sublinham como bebês de apenas nove meses de idade são capazes de produzir características rítmicas e entonacionais de sua língua materna (KONOPCZYNSKI, 1990; 1991). Neste estudo, as características prosódicas das primeiras negações infantis são analisadas, com o objetivo de observar quais elementos prosódicos de sua língua estão presentes nesses primeiros enunciados. Analisam-se registros videográficos realizados em contexto natural e cotidiano de interação entre a criança e seus pais, a partir dos programas PHON e PRAAT. Observou-se o alinhamento entre os movimentos do contorno de Fº e a estrutura sintática das negações infantis, mais especificamente os marcadores de negação. Como conclusão, destaca-se o papel da prosódia no desenvolvimento da negação e na estruturação dos primeiros enunciados negativos.

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Publicado

21.09.2018

Como Citar

VASCONCELOS, A. N. de; SCARPA, E.; DODANE, C. Reflexões sobre características prosódicas do desenvolvimento da negação: estudo de casos de uma criança brasileira e uma criança francesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1521–1550, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41672. Acesso em: 18 nov. 2024.