Acolhimento intercultural e ensino de português como língua adicional nas escolas municipais de Foz do Iguaçu

Autores

  • Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-9

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Educação em Línguas, Acolhimento Intercultural, Línguas de Fronteira, Multiculturalismo e Plurilinguismo

Resumo

Como o Brasil faz fronteira com vários países de Língua Espanhola, a presença de estrangeiros hispano falantes em instituições de ensino brasileiras é muito frequente. Muitos desses alunos passam a frequentar as escolas brasileiras sem conhecimento algum da Língua Portuguesa e passam a aprendê-la, nestas instâncias, como Português Língua Materna, uma prática de ensino que contribui para a exclusão e o apagamento da sua língua de berço. Diante disso e considerando uma metodologia de educação em línguas, foi proposto o Projeto de Extensão “Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I”, objetivando acolher esses discentes e dirimir as sucessivas reprovações e/ou alocações dos mesmos em séries mais iniciais, pelo simples fato de não saberem a Língua Portuguesa. Para tanto, objetiva-se discutir sobre a situação de Tríplice Fronteira vivenciada pela cidade de Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil e a prática de acolhimento de estrangeiros nas escolas da rede municipal, no Ensino Fundamental I, sob a ótica de que as Línguas Portuguesa e Espanhola, neste espaço transfronteiriço, se caracterizam como Línguas de Fronteira (STURZA, 2006; RIBEIRO, 2015, 2017a), sugerindo um ensino de Língua Adicional (RODRIGUES, 2013) que suscite o acréscimo, agregando e adicionando conhecimentos, provendo e mantendo o multiculturalismo e o plurilinguismo existente nesta região de fronteira.

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Biografia do Autor

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel. Docente de Português e Espanhol Línguas Adicionais na UNILA.

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

RIBEIRO, S. B. C. Acolhimento intercultural e ensino de português como língua adicional nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 940–973, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40327. Acesso em: 22 dez. 2024.