Poesia em sala de aula
(re)leituras e sentidos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-6Palavras-chave:
Linguagem, Poesia, Benveniste, Sentidos, Sala de AulaResumo
Assim como a linguagem, entendemos que a poesia está na natureza humana, acompanhando o homem desde o momento em que ele (re)cria uma espécie de “língua” dentro do próprio sistema linguístico, o qual é parte essencial da linguagem. Essa (re)criação pode emergir nos diferentes planos: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Sob esse ponto de vista e fundamentados em teorizações de Émile Benveniste, compreendemos ser imperioso experienciarmos, em nossas práticas de aula, certa abordagem semântica da poesia, com a abertura a (re)leituras de diferentes “escolhas lexicais” presentes em poemas. Por isso, neste texto, objetivamos discorrer sobre a poesia no plano semântico, pensando certas “escolhas lexicais”, em detrimento de outras possíveis, presentes em alguns importantes poemas brasileiros, e possibilidades de (re)leituras dessas “escolhas” em momentos de sala de aula. Para tanto, embasamo-nos na teoria de Benveniste, especialmente quanto às noções de linguagem e de língua, relacionando tais noções a uma possível definição, aventada por nós, de poesia.Downloads
Métricas
Referências
NDRADE, C. D. Reunião – 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
BANDEIRA, M. Belo, belo. São Paulo: Global Editora, 2014.
BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
______. Problemas de lingüística geral II. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Baudelaire. Présentation et transcription de Chloé Laplantine. Limoges: Éditions Lambert-Lucas, 2011.
CANDIDO, A. O estudo analítico do poema. São Paulo: Terceira Leitura, FFLCH - USP, reimpressão, 1993.
CORALINA, C. Meu livro de cordel. 18. ed. São Paulo: Global, 2013.
FLORES, V. N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
PAULINO, G. et al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. Série: Educador em formação.
SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.
SEIXAS, R. A pedra do Gênesis. Rio de Janeiro: Copacabana, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.