Perfil de descendentes de poloneses residentes no sul do Brasil: a constituição da(s) identidade(s)

Autores

  • Silvia Regina Delong Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Profª Drª da Pós-Graduação em Linguística Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLesp-v8n3a2014-5

Palavras-chave:

identidade social e étnica, imigrantes poloneses, bilinguismo.

Resumo

O Paraná é um dos Estados do Brasil que mais recebeu imigrantes poloneses no início do século passado. Entretanto, hoje ainda se sabe pouco a respeito deles, principalmente porque se carece de trabalhos que abordem as questões identitárias desse grupo étnico. O objetivo deste artigo é discutir como, na fala de um jovem padre descendente de poloneses, ele constitui a sua identidade étnica e social e como a religiosidade dessa etnia ajuda a manter a língua viva entre os falantes, inclusive os da área urbana. Na perspectiva desse descendente de imigrantes poloneses, abordam-se questões cultural e religiosa e algumas formas de preconceitos sofridos na infância e na adolescência, principalmente o linguístico. A despeito do preconceito, são a língua e a religiosidade que constituem a identidade social e étnica desse grupo de descendentes de imigrantes residentes no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

  • Silvia Regina Delong, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Silvia Regina Delong - Aluna da Pós-Graduação (PPGLA) - Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - São Leopoldo - RS. 

     

  • Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Profª Drª da Pós-Graduação em Linguística Aplicada
    Profª Drª Dorotea Frank Kersch - Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - São Leopoldo - RS.

Downloads

Publicado

17.09.2014

Como Citar

DELONG, Silvia Regina; KERSCH, Dorotea Frank. Perfil de descendentes de poloneses residentes no sul do Brasil: a constituição da(s) identidade(s). Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 65–85, 2014. DOI: 10.14393/DLesp-v8n3a2014-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/26418. Acesso em: 27 mar. 2025.