O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência:
O professor como técnico do saber especializado
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55534Palavras-chave:
Educação, Escola sem partido, Fenomenologia, SartreResumo
O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.
Palavras-chave: Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre.
The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technician
Abstract: This article aims to reflect on ways of capturing the pedagogical practices of the teacher present in the thought and the bill proposed by the School Without Political Party Movement. In our analysis, the strategy of surveillance of teaching work, the classification of teaching work as indoctrination and the overlap of family education over school, emerge as ways of capturing teaching, transforming the teacher into a "specialist knowledge technician", as conceptualization. by Jean-Paul Sartre.
Keywords: Education; School Without Political Party; Phenomenology; Sartre.
Le mouvement école sans parti et la capture de l’enseignement: L’ enseignant comme technicien spécialisé du savoir
Résumé: Cet article vise à réfléchir sur les moyens de capter les pratiques pédagogiques de l’enseignant présent dans la pensée et das le projet de loi proposés par le Mouvement École sans Parti. Dans notre analyse, la stratégie de surveillance du travail d’enseignement, la classification du travail d’enseignement comme endoctrinement et le chevauchement de l’education familier sur l’éducation scolaire, apparaissent comme les raison de capturer de l’enseignement, transformant l’enseignant em um “technicien spécialisé du savoir”, comme conceptualisé par Jean-Paul Sartre.
Mots clés: Éducation; École sans parti; Phénoménologie; Sartre.
Data de registro: 17/06/2020
Data de aceite: 26/11/2020
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