A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches:
a educação pública da Mocidade Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-50973Palavras-chave:
António Ribeiro Sanches, Educação pública, Aristocracia, Jean-Jacques Rousseau, John LockeResumo
A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa
Resumo: Com as Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define o seu lugar entre os filósofos que dedicaram os seus pensamentos à educação dos mais novos. Mas ao contrário de Locke, Rousseau ou Martinho de Mendonça, Sanches reorienta a sua atenção para a educação pública abrindo um caminho diferente de reflexão no âmbito da pedagogia e tornando mais clara a ligação entre educação e a preservação da sociedade enquanto fim. Este artigo pretende analisar a proposta pedagógica de Sanches tendo presente que, para o autor, ainda que todos devam ter acesso à educação pública, esta deve ser pensada de acordo com a condição social de cada um. Sanches assume, assim, a ideia de uma educação entendida como instrumento que garante eficácia na determinação, e perpetuação, do lugar que cada um ocupa na sociedade pela transmissão de conhecimentos e promoção de aptidões específicas para cada classe social.
Palavras-chave: António Ribeiro Sanches. Educação pública. Aristocracia. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.
The pedagogical proposal of António Ribeiro Sanches: the public education of the Portuguese Youth
Abstract: With Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches defines his place among the philosophers who have devoted their thoughts to the education of the youngest. But unlike Locke, Rousseau or Martinho de Mendonça, Sanches reorients his attention to the public education by opening a different path of reflection in the field of pedagogy and making clearer the link between education and the preservation of society. This article intends to analyze the pedagogical proposal of Sanches, bearing in mind that, for the author, although all should have access to public education, this should be considered according to the social condition of each one. Sanches assumes, thus, the idea of an education understood as an instrument that guarantees effectiveness in determining, and perpetuating, the place that each occupies in society by transmitting knowledge and promoting specific skills for each social class.
Keywords: António Ribeiro Sanches. Public education. Aristocracy. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.
La propuesta pegagógica de António Ribeiro Sanches: la educación pública de la Juventud Portuguesa
Resumen: Con las Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define su lugar entre los filósofos que han dedicado sus pensamientos a la educación de los más jóvenes. A diferencia de Locke, Rousseau o Martinho de Mendoná, Sanches reorienta su atención a la educación pública abriendo un camino de reflexión diferente en el campo de la pedagogía y haciendo más claro el vínculo entre la educación y la preservación de la sociedad. Este artículo pretende analizar la propuesta pedagógica de Sanches, teniendo en cuenta que, para el autor, aunque todos deben tener acceso a la educación pública, esto debe ser considerado de acuerdo con la condición social de cada uno. Sanches asume la idea de una educación entendida como un instrumento que garantiza la eficacia en la determinación y perpetuación del lugar que cada uno ocupa en la sociedad mediante la transmisión de conocimientos específicos para cada clase social.
Palabras-clave: António Ribeiro Sanches. Educación pública. Aristocracia. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.
Data de registro: 10/10/2019
Data de aceite: 20/04/2020
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Referências
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