A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05

Palavras-chave:

Michel Serres, Corpo, Conhecimento, Educação, Mestiçagem

Resumo

A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação

O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem.

Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem. 

The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education

Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled.

Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled.

La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación

Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje.

Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje.

Data de registro: 01/04/2018

Data de aceite: 20/06/2018

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Biografia do Autor

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor de Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. E-mail:
alexandre.vanzuita@ifc.edu.br

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora associada do
Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: marynelma@ufpr.br

Referências

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

VANZUITA, A.; GARANHANI, M. C. A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1051–1073, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582. Acesso em: 21 dez. 2024.