A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05Palavras-chave:
Michel Serres, Corpo, Conhecimento, Educação, MestiçagemResumo
A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação
O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem.
Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem.
The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled.
Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled.
La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación
Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje.
Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje.
Data de registro: 01/04/2018
Data de aceite: 20/06/2018
Downloads
Referências
SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Educação e Contemporaneidade em Michel Serres. Pro-Posições, v. 26, n. 1, pp. 239-257. 2015. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507615
________. A multiplicidade como teoria da comunicação na filosofia de Michel Serres e suas contribuições para o pensamento em educação. 248 p. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP: Campinas, 2016.
SERRES, Michel. O contrato natural. Portugal: Instituto Piaget, 1990.
________. Le tiers-instruit. Paris: Éditions François Bourin, 1991.
________. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993a.
________. O terceiro instruído. Portugal: Instituto Piaget, 1993b.
________. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.
________. Os cinco sentidos: a filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
________. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
________. Julio Verne: a ciência e o homem contemporâneo – Michel Serres: diálogos com Jean-Paul Dekiss. Tradução: Mônica Cristina Corrêa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
________. Ramos. Tradução: Edgar de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
________. Polegarzinha. Tradução. Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.