Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia

Autores

  • André Luis La Salvia Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de filosofia, Memorial de aprendizagem, Avaliação

Resumo

Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia

Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia.

Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação.

Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy

Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy.

Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation.

Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie

Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie.

Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation.

Data de registro: 09/02/2017

Data de aceite: 17/05/2017

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Biografia do Autor

André Luis La Salvia, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Filosofia e de Prática de Ensino de Filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

LA SALVIA, A. L. Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 64, p. 339–360, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524. Acesso em: 7 nov. 2024.