René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-14Palavras-chave:
Filosofia da Educação, René Schérer, Dispositivo pedagógico, Infância, Devir-criançaResumo
René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações
Este artigo efetua um “sobrevoo” (no sentido conceitual de Deleuze e Guattari) sobre a obra do filósofo francês contemporâneo René Schérer com o objetivo de procurar os traços ali presentes de uma Filosofia da Educação. Elege três eixos ou pivôs na heterogeneidade da obra: a problematização da infância; uma política da hospitalidade; o anarquismo como marca de um pensamento aberto, rebelde e inovador para, a partir deles, traçar os contornos desta Filosofia da Educação. Apresenta a noção de “dispositivo pedagógico”, que promove uma infantilização das crianças. Na contramão deste processo, o filósofo propõe uma “infância maior”, que se afirma por si mesma, sem tutelas. Uma Filosofia da Educação pensada neste registro só pode ser tomada como abertura, expressão de um pensamento errante e anárquico, sem princípios (fundamentos) e sem transcendência. A proposta de uma educação que não seja pura condução, mas um “caminhar junto” com as crianças.
Palavras-chave: Filosofia da Educação; René Schérer; Dispositivo pedagógico; Infância; Devir-criança.
René Schérer et la Philosophie de l'Éducation: premières approches
Résumé: Cet article fait un «survol» (au sens conceptuel de Deleuze et Guattari) sur le travail du philosophe français contemporain René Schérer avec le but d’y chercher les traces d’une philosophie de l'éducation. Trois axes ou pivots sont élus dans l'hétérogénéité de l’oeuvre: la problématisation de l’enfance; l’hospitalité comme principe politique; l’Anarchisme comme marque d'un esprit ouvert, rebelle et innovant. L’article présente la notion de « dispositif pédagogique », qui produit un effet d’ infantilisation des enfants et, en contraposition, l’idée d’une « enfance majeure », sans tutelle. Une philosophie de l'éducation pensée dans ce cadre ne peut être considéré que comme une ouverture, l'expression d'une pensée errante et anarchique, sans principes et sans transcendance. La proposition d'une éducation qui ne soit pas la conduite des enfants par les adults, mais un « co-ire » entre les adultes et les enfants.
Mots-clés: Philosophie de l'éducation; René Schérer; Dispositif pédagogique; Enfance; Devenir-enfant.
René Schérer and Philosophy of Education: first approaches
Abstract: This article makes a “flyover” (in the Deleuze and Guattari’s conceptual sense) on the work of contemporary French philosopher René Schérer in order to look for the traces of a Philosophy of Education. Elects three axes or pivots on the heterogeneity of his work: the questioning of children; the hospitality as a political principle; Anarchism as a mark of an open mind, a rebellious and innovative thinking, and draws the contours of a Philosophy of Education. It introduces the notion of “pedagogical device”, which promotes an infantilization of children. Against this process, the philosopher proposes a “major childhood”, which states itself without guardianships. A Philosophy of Education thought this context can only be taken as openness, expression of a wandering and anarchic thought, unprincipled (with no foundations) and without transcendence. The proposal of an education that is not pure driving, but a “walk together” with the children.
Keywords: Philosophy of Education; René Schérer; Pedagogical device; Childhood; Becoming-child.
Data de registro: 04/05/2016
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