Políticas para a Educação Infantil nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78550Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Educação Infantil, Governo LulaResumo
Este artigo, elaborado no seio do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Acre, analisa as principais políticas públicas para a Educação Infantil implementadas nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), entre 2003-2006, 2007-2010 e 2023-2026, com o objetivo de mapear as iniciativas mais relevantes deste período quanto ao tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, pautada em estudos empíricos já publicizados como: dados do IBGE e do MEC, legislações, Resoluções e em periódicos circulantes no período delimitado. O estudo evidencia que, durante os três mandatos de Lula, houve avanços significativos na criação de programas, diretrizes e materiais pedagógicos voltados para a Educação Infantil, com destaque para as ações de formação docente. Tais iniciativas refletem uma especial atenção durante os governos Lula, implementadas através de políticas públicas afetas ao incentivo da Educação Infantil, a qual busca tanto qualificar professores sem formação específica para atuar neste campo, quanto oferecer capacitação continuada aos profissionais da área.
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