Políticas educacionais na formação de professores no Brasil: avanços ou retrocessos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-77194

Palavras-chave:

Crise de professores, Formação docente, Formação inicial, Políticas educacionais, Formação esvaziada, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o atual panorama da formação de professores no Brasil, tendo como eixo norteador o debate sobre o chamado “apagão docente”. Reflete-se sobre como as atuais “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica” e a “Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica” contribuem para o agravamento desse problema, impactando a qualidade da formação docente. Além disso, analisa-se o programa “Mais Professores para o Brasil”, homologado em janeiro de 2025, como uma resposta à crise de escassez de professores no país. Argumenta-se que essa iniciativa não é suficiente para enfrentar o problema, pois apenas máscara os reais determinantes que desestimulam o ingresso e a permanência na carreira docente.

Biografia do Autor

  • Hinan Tsai Sun, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho - Brasil

    Doutora em Educação para Ciência Unesp (Bauru). Professora substituta Unesp (Botucatu), São Paulo, Brasil.

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Publicado

2025-11-14

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DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

SUN, Hinan Tsai. Políticas educacionais na formação de professores no Brasil: avanços ou retrocessos?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–15, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-77194. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77194. Acesso em: 6 dez. 2025.