Parceria público-privada e sua gênese normativa em Minas Gerais-Brasil e a educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-73084Palavras-chave:
Educação, Parceria público-privada, Política Pública, NGPResumo
O objetivo deste artigo é narrar o processo legislativo acontecido no Estado de Minas Gerais, o qual aprovou, pela primeira vez no país, uma lei que regulamenta a parceria público-privada (PPP), a Lei Estadual nº 14.868/2003. Num cenário de globalização e da Nova Gestão Pública, apresentamos uma análise documental, a qual é um recorte de tese de Doutorado. Para tanto, utilizamos. como aporte teórico-metodológico, a teoria de Pierre Muller e Surel sobre abordagem cognitiva das políticas, dando ênfase na fase de “inscrição da agenda”. Nossa pesquisa demonstrou que a PPP ultrapassa a definição de privatização. Mais que isso, refere-se à incorporação de ideias do mundo do privado para o seio do aparelho de estado. Nosso estudo, a partir das narrativas apresentadas na arena política, indicou a criação de outras possibilidades de privatização da/na educação, indicando, assim, uma seara fértil para novas pesquisas no campo educacional.
Downloads
Métricas
Referências
ADRIÃO, Theresa; BEZERRA, Egle Pessoa. O setor não lucrativo na Gestão da Educação Pública: corresponsabilidade ou debilidade. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 256-268, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss2articles/adriao-bezerra.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.
ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.html. Acesso em: 5 fev. 2021.
AUGUSTO, Maria Helena. Regulação educativa e trabalho docente em Minas Gerais: a obrigação de resultados. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 695-709, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300011.
AUGUSTO, Maria Helena. Os últimos dez anos de governo em Minas Gerais: a política de resultados e o trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1269-1285, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000400013.
BORDOLI, Eloísa; CONDE, Stefanía. El progresivo encanto por la gestión privada: análisis de los modelos de la gestión pública-privada en enseñanza media en Uruguay (2002-2013). Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 73-90, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157845.
BRASIL. Lei n° 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 2004.
CAETANO, Maria Raquel; PERONI, Vera Maria Vidal. Ensino Médio no Brasil e a proposta educacional do Instituto Unibanco: considerações sobre a mercantilização da educação pública. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 89-107.
CORREIA, Rogério (Dep.). Pronunciamento. In: REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, 63., 2003. Ata da… Belo Horizonte: UFMG, 2003. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/pronunciamentos/detalhe.html?id=15764#texto. Acesso em: 16 jul. 2020.
DALE, Roger. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, out./dez. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400003.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. São Paulo: Atlas, 2005.
DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart. A parceria público-privada na/da educação de Minas Gerais: um estudo sobre sua gênese normativa. Tese de Doutorado em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. 2020. 209 páginas.
FERNANDEZ, Rodrigo Nobre et al. Parcerias público-privadas: uma alternativa para a educação brasileira. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 52, p. 389-408, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/885. Acesso em: 3 fev. 2021.
GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha. Contratualização de resultados na gestão educacional escolar em redes estaduais de ensino. RBPAE, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 77-98, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89873.
KUEHN, Larry; MATHISON, Sandra; ROSS, E. Wayne. The Many Faces of Privatization. IPE/BC Occasional Paper No. 1 Vancouver, BC, June 5, 2018.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARTINS, André Silva. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009.
MINAS GERAIS. Mensagem n° 86/2003, de 09 de julho de 2003. Diário do Legislativo. Belo Horizonte, 12 jul. 2003.
MINAS GERAIS. Projeto de Lei nº 889/2003, de 09 de julho de 2003. Dispõe sobre as parcerias público-privadas e dá outras providências. Diário do Legislativo. Minas Gerais, 12 jul. 2003a.
MINAS GERAIS. Lei nº 14.868, de 16 de dezembro de 2003. Dispõe sobre o Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas. Diário do Executivo. Minas Gerais, 17 dez. 2003b.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
MOSCHETTI, Mauro Carlos; GOTTA, Verónica. De las rocallosas a los Andes: el experimento de escuelas chárter en el contexto político argentino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 55-72, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016156075.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Pelotas: EDUCAT, 2002.
NEVES, A. Mensagem nº 86/2003. Disponível em: https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/projetos-de-lei/documento/?tipo=PL&num=889&ano=2003&expr=(PL.20030088900[codi])[txmt]. Acesso em 30 junho 2024
NEVES, A. Diário do Legislativo. Minas Gerais, 02 out. 2003b. p. 3.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Política e administração da educação: um estudo de algumas reformas recentes implementadas no estado de Minas Gerais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 58, p. 123-141, jul. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000100005.
PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PINHEIRO, Armando Castelar. Privatização no Brasil: Por quê? Até onde? Até quando? In: GIAMBIAGI, Fábio; MOREIRA, Maurício Mesquita (Orgs.). A economia brasileira nos anos 90. 1. ed. Rio de Janeiro: BNDES, 1999. p. 147-182.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. “Agora seu filho entra mais cedo na escola”: a criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos em Minas Gerais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 775-796, out. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300008.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. O público e o privado como categoria de análise em educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina Martins; SILVA, Tânia Mara Tavares da (Orgs.). O público e o privado na história da educação brasileira: Concepções e práticas educativas. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 31-40.
SILVA JUNIOR, Geraldo Edmundo; FARIA, Mercio Botelho; GOMIDE, Uyara de Salles. A dinâmica das coalizões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 50, p. 351-377, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/749. Acesso em: 3 fev. 2021.
SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde. A adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 3, p. 1276-1296, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12012. Acesso em: 3 fev. 2021.
RIBEIRO, Josete Maria Cangussú. Luta pela profissionalização dos funcionários de escola pública em Mato Grosso: o histórico dos últimos vinte anos. In: RIBEIRO, Josete Maria Cangussú (Org.). Profissionalização e valorização dos profissionais da educação: um estudo de caso do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MT: Editora UNEMAT, 2020. v. 3, p. 110-130.
TRIPODI, Zara Figueiredo; SOUSA, Sandra Zákia. A governança em rede na regulação da educação básica mineira: quem governa o quê? Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 32, n. 4, p. 297-321, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698152412.
VIZZOTTO, Liane; CORSETTI, Berenice; PIEROZAN, Sandra Simone Höpner. O público e o privado para os serviços sociais. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 543-556, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.794.
ZIEGMANN, André Barsch. Perfil sociopolítico e decisões legislativas na 15ª Legislatura das Assembleias legislativas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais (2003-2007). 2011. 178f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.