Parceria público-privada e sua gênese normativa em Minas Gerais-Brasil e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-73084

Palavras-chave:

Educação, Parceria público-privada, Política Pública, NGP

Resumo

O objetivo deste artigo é narrar o processo legislativo acontecido no Estado de Minas Gerais, o qual aprovou, pela primeira vez no país, uma lei que regulamenta a parceria público-privada (PPP), a Lei Estadual nº 14.868/2003. Num cenário de globalização e da Nova Gestão Pública, apresentamos uma análise documental, a qual é um recorte de tese de Doutorado. Para tanto, utilizamos. como aporte teórico-metodológico, a teoria de Pierre Muller e Surel sobre abordagem cognitiva das políticas, dando ênfase na fase de “inscrição da agenda”. Nossa pesquisa demonstrou que a PPP ultrapassa a definição de privatização. Mais que isso, refere-se à incorporação de ideias do mundo do privado para o seio do aparelho de estado. Nosso estudo, a partir das narrativas apresentadas na arena política, indicou a criação de outras possibilidades de privatização da/na educação, indicando, assim, uma seara fértil para novas pesquisas no campo educacional.

 

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Biografia do Autor

Liege Coutinho Goulart Dornellas, Fundação Presidente Antônio Carlos (Brasil)

Doutorado em Educação-UFES. UNIPAC-GV e Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Governador Valadares, Minas Gerais (MG), Brasil.

Joyce Wassem, Serviço Social da Indústria (Brasil)

Doutorado em Educação-UNICAMP. Pós-doutorado em Educação-UFES e pela UVF. SESI-ES, Vitória, Espírito Santo (ES). Brasil.

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil)

Doutorado em Educação-UFMG. Pós-doutorado École Normale Supérieure de Lyon/França. Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Vitória, Espírito, Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

DORNELLAS, L. C. G.; WASSEM, J.; FERREIRA, E. B. Parceria público-privada e sua gênese normativa em Minas Gerais-Brasil e a educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-73084. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73084. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

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