Políticas públicas e educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67674

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação do campo

Resumo

Uma retrospectiva do Movimento da Educação do Campo evidencia conquistas materializadas em marcos normativos e documentos oficiais que expressam o acúmulo de debates e trabalho coletivo de movimentos sociais do campo, organizações populares, universidades e órgãos públicos. Em estudo documental sobre os marcos regulatórios da educação do campo, Hage et al. (2022) destacam as seguintes políticas públicas: Projovem Campo/ Saberes da Terra, 2008; Procampo - Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, 2009; Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, 2010; Pronacampo - Programa Nacional de Educação do Campo, 2013; e Programa Escola da Terra, 2013. Muitas dessas políticas materializam a luta em defesa dos princípios da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora associada de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Docente da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, no curso de   Pedagogia.

Referências

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

SOUZA, V. A. de; RICHTER, L. M.; SILVA, M. V.; SOUZA, R. A. Políticas públicas e educação do campo . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–12, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67674. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL