Aspectos da educação integral no Brasil: disputas conceituais, ideológicas e políticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66468Palavras-chave:
Educação Integral, Educação Científica, História da EducaçãoResumo
A educação integral é objeto de estudo por vários educadores, grupos de pesquisa e interessados pelo tema, porém existem contradições e distopias conceituais. Este ensaio tem por objetivo analisar e dialogar com referenciais teóricos da educação integral, a partir da produção e experiências de: Anísio Teixeira, Maria Nilde Mascellani, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Jaqueline Moll. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Utilizou-se para análise: textos, artigos e documentos oficiais da educação brasileira que versam sobre o tema. Concluiu-se que as bases conceituais e históricas da educação integral precisam ser revisitadas, problematizadas e refletidas, para que não haja distorções nas políticas públicas implementadas ou em fase de implementação.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC, SECAD, 2009d. es de escolas. – 1. ed. – Brasília: Ministério da Educação, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Caderno Territórios Educativos para educação integral. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013.
BRASIL. Lei federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 7 de ago. 2014.
CASTRO J. Geografia da fome (o dilema brasileiro: pão ou aço). 10a Ed. Rio de Janeiro: Antares Achiamé; 1980.
CAVALIERE, A. M. V. Anísio Teixeira e a educação integral. In: Revista Paideia maio-ago. 2010, Vol. 20, No. 46, 249-259.
DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, Paz e Terra, 1969.
MAURÍCIO, L. V. Literatura e representações da escola pública de horário integral.
Rev. Bras. Educ. n.27 Rio de Janeiro set./out./nov./dez. 2004.
MAURÍCIO, L. V. Escola de Demonstração. In: RIBEIRO, Darcy, Educação como prioridade. 1ª ed. São Paulo: Global, 2006.
MENDONÇA, A.W. Rev. Bras. Educ. vol.11 no.31 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2006).
MENDONÇA, A. W; BRANDÃO, Z. (Orgs.) Uma tradição esquecida: por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro. Forma & Ação. 2008.
MOLL, J. Conceitos e pressupostos: o que queremos dizer quando falamos de educação integral? Educação Integral, Brasília, DF, ago. 2008. Disponível em: http://www.ufrgs.br/projetossociais/Biblioteca/4_TV_Escola_Educacao_
Integral.pdf. Acesso em: 07 ago. 2022.
MOLL, J. (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
MOLL, J. A escola pública brasileira e educação integral: desafios e possibilidades. e-Curriculum vol.18 no.4 São Paulo out./dez 2020, Epub 20-Jan-2021.
MORAES, C. S. O ensino libertário e a relação entre trabalho e educação: algumas reflexões. Educ. Pesquisa., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 997-1012, out./dez., 2013.
NUNES, C. Centro Educacional Carneiro Ribeiro: concepção e realização de uma experiência de educação integral no Brasil Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 121-134, abr. 2009.
RIBEIRO, D. O livro dos CIEPS. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 152 p., 1986.
RIBEIRO, D. Confissões São Paulo: Companhia das Letras. 1997.
ROVAI, E. (Org). Ensino Vocacional: uma pedagogia atual. São Paulo: Cortez, 2005.
SOARES, J. N. O. Programa mais educação: uma política progressista de educação integral em tempo integral. 2020. Tese Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. 2020. DOI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24209.
SOUZA, J. A Elite do Atraso: Da Escravidão à Lava Jato, São Paulo: Editora Leya, 2017. 242p.
TAMBERLINI, A. R. M. B. Ensino vocacional: formação integral, cultura e integração com a comunidade em escolas estaduais paulistas na década de 1960. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 70, p. 119-137, dez. 2016.
TEIXEIRA, A. Autonomia para a educação. Anísio Teixeira, 1947. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro6/autonomia.html. Acesso em: 10 mai. 2022.
TEIXEIRA, A Discurso de posse do Professor Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.17, n.46, 1952. p.69-79.
TEIXEIRA, A. Discurso pronunciado na inauguração do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Discurso publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos v.31, n.73, jan./mar. 1959. p.78-84.
TEIXEIRA, A. Cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: FGV/Instituto de Documentação, 1971. 70p.
TEIXEIRA, A. Educação e o mundo moderno. 2ªed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1977. 245p.
TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
TEIXEIRA, A. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011, 467p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.