A alfabetização de jovens e adultos no PEE/AM (2015-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-60224

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Plano Estadual de Educação, Alfabetização

Resumo

O artigo examina as metas destinadas à alfabetização de jovens e adultos no Plano Estadual de Educação (PEE) do Amazonas e os desafios para sua implementação. Para realizar esta análise, tomamos como referência o PEE/AM (2015-2025) e o relatório anual de monitoramento e avaliação do Plano (2015-2018). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental. Procuramos evidenciar as discrepâncias entre o prescrito e o efetivado, como também os fatores que contribuem para a perpetuação de um quadro de exclusão social de jovens, adultos e idosos, em um estado que apresenta um índice de analfabetismo de 7,3% pela reduzida capilaridade de políticas educacionais ante a demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Francisca de Medeiros, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Universidade Federal do Amazonas, Humaitá – AM, Brasil.

Referências

ALVARENGA, Marcia Soares de. A Educação de Jovens Adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, v. 13, n. 37, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5935/reeduc.v13i33.2434. Acesso em: 12 maio2021. DOI: https://doi.org/10.5935/reeduc.v13i33.2434.

AMAZONAS. Plano Estadual de Educação do Amazonas - PEE-AM 2015-2025, 2015a. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/. Acesso em: 12 jan. 2021.

AMAZONAS. Relatório anual de monitoramento e avaliação do plano estadual de educação do Amazonas (PEE/AM -2015-2018). Manaus,2015.

ANDRADE, Rodrigo Coutinho. Considerações sobre a evolução da meta nove do atual plano nacional de educação e o desmonte da educação de jovens e adultos no brasil. EJA em Debate, Florianópolis, p. 3-29, 2020. Semestral. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2971. Acesso em: 12 mar. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Grupo Almedina, 2011.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Educação de Jovens e Adultos: entre o ⠼velho⠽ e o ⠼novo⠽ plano nacional de educação (pne). Educação em Revista, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 7-24, 31 dez. 2012. Faculdade de Filosofia e Ciências. DOI: http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n2.3284.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Brandão, C.R. O que é o Método Paulo Freire, Ed. Brasiliense, São Paulo, 2005.

BRASIL. Constituição [de 1988] da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Plano Nacional de Educação: duas formulações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 104, p. 162-180, jul. 1998.

DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 939-959, set. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302010000300015. Acesso em: 12 maio 2021dia mês ano. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302010000300015.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.

GRACINDO, Regina Vinhaes. A educação de jovens e adultos e o PNE 2011-2020: Avaliação e perspectivas. In: DOURADO, Luiz Fernandes (Org.) Plano Nacional de Educação (20112020): avaliação e perspectivas. 2.ed. Goiânia: Editora UFG, 2011. p. 112-121

MACHADO, Maria Margarida. Meta 09: Alfabetização e alfabetismo funcional de jovens e adultos. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; GOUVEIA, Andrea Barbosa Gouveia; ARAÚJO, Heleno (Orgs.). Caderno de debates para avaliação das metas do Plano Nacional de Educação:

PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018. p. 34-37.

GHIRALDELLI, Junior, Paulo. História da Educação Brasileira. Cortez: São Paulo, 2009.

LEITE, Sandra Fernandes. O Novo Plano Nacional de Educação: ganhos e perdas para a Educação de Jovens e Adultos. Revista @Mbienteeducação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 560-569, dez. 2014. Trimestral.

MACHADO, Maria Margarida; ALVES, Miriam Fábia. O PNE e os desafios da Educação de Jovens e Adultos na próxima década. 2016. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/texto1margaridamiriam.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

MENEZES, Janaína Specht da Silva; SOUZA, Donaldo Bello de. Monitoramento e avaliação nos Planos Estaduais de Educação consoantes ao novo PNE. Pro-Posições, v. 29, n. 3, p. 614-639, set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0068. Acesso em: 12 jan 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0068.

NASCIMENTO, Janilse Trindade do. Ensino médio com mediação tecnológica numa escola ribeirinha do Amazonas. 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em Paris, em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://declaracao1948.com.br/declaracao-universal/declaracao-direitos-humanos/?gclid=EAIaIQobChMI1Kba8rqW9gIVhoeRCh1_YwN4EAAYASAAEgJcOPD_BwE Acesso em: 21 maio.2020.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

SILVA, Analise da. EJA direito social e humano. Pensar a Educação em pauta, 07 ago. 2020. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/eja-direito-social-e-humano/. Acesso em: 27 mar. 2020.

SOUZA, Donaldo Bello de. O papel dos conselhos de acompanhamento e controle social nos planos estaduais de educação alinhados ao PNE 2014-2024. Revista Histedbr On-Line, v. 16, n. 68, p. 182-207, 30 out. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644448. Acesso em: 12 fev 2021.DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i68.8644448.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

MEDEIROS, A. F. de. A alfabetização de jovens e adultos no PEE/AM (2015-2025). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 438–455, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-60224. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60224. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA