A alfabetização de jovens e adultos no PEE/AM (2015-2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-60224

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Plano Estadual de Educação, Alfabetização

Resumo

O artigo examina as metas destinadas à alfabetização de jovens e adultos no Plano Estadual de Educação (PEE) do Amazonas e os desafios para sua implementação. Para realizar esta análise, tomamos como referência o PEE/AM (2015-2025) e o relatório anual de monitoramento e avaliação do Plano (2015-2018). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental. Procuramos evidenciar as discrepâncias entre o prescrito e o efetivado, como também os fatores que contribuem para a perpetuação de um quadro de exclusão social de jovens, adultos e idosos, em um estado que apresenta um índice de analfabetismo de 7,3% pela reduzida capilaridade de políticas educacionais ante a demanda.

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Biografia do Autor

Adriana Francisca de Medeiros, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Universidade Federal do Amazonas, Humaitá – AM, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

MEDEIROS, A. F. de. A alfabetização de jovens e adultos no PEE/AM (2015-2025). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 438–455, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-60224. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60224. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA