Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020Palavras-chave:
Leis 10.639/03 e 11.645/08, Políticas de ações afirmativas, Desafios da educação étnico-racialResumo
Na presente entrevista a Profa. Dra. Eliane Costa Santos e o Prof. Ms. Altair dos Santos Lira discutem questões relacionadas ao racismo e à discriminação no Brasil. Em suas análises, abordam as contribuições das leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Problematizam as contribuições das universidades para implementação de políticas afirmativas, discutem os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro e, em particular, no âmbito das Ciências Exatas e da saúde pública. Por fim, registram suas reflexões sobre as políticas públicas educacionais de igualdade racial no atual cenário político brasileiro.
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Publicado
2020-11-03
Como Citar
KATRIB, C. M. I. .; SILVA JÚNIOR, A. F. da . Políticas de superação do racismo: As leis 10.639/2005 e 11.645/2008 e políticas de saúde pública em foco / Policies to overcome racism: Laws 10.639/2005 and 11.645/2008 and public health policies in focus. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 843–850, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58020. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma