A descentralização financeira dos recursos públicos para a Educação Básica e a Política de Fundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57792

Palavras-chave:

Descentralização Financeira, Política de Fundos, Fundeb

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre a política de descentralização financeira dos recursos da educação instituída a partir dos anos 90 no Brasil, relacionando-a a política de fundos implementada a partir da Lei nº 11.494/2007 a qual constituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Acreditamos que discussões acerca deste tema são pertinentes, pois apresentam diferentes conceitos da política de descentralização e, como ela, em determinados momentos, assumiu um caráter de desconcentração, pois entendemos que a União em muitos momentos transferiu a Estados e Municípios autonomia parcial para a execução de ações, concentrando ainda decisões condizentes a gestão financeira em sua esfera hierárquica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Frederico Corrêa, Universidade Federal do Pará - Brasil

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo IFPA e Mestrando em Currículo e Gestão da Escola Básica pela UFPA. Professor Nível II da Secretaria Municipal de Educação de Bragança/PA.

Fabrício Aarão Freire Carvalho, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado I do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Educação Básica (GEPPEB/UFPA).

Referências

BLIACHERIENE, A. C; LUCENA, E. V.; BRAGA, M. V. A.; OLIVEIRA JUNIOR, T. M. Descentralização do FUNDEB e Federalismo da política educacional: uma análise à luz do conceito de accountability. In: Jornada de Políticas Educacionais, volume 10, nº 20. Julho – Dezembro de 2016, p. 33 – 48. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49966.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. In: Vade Mecum. São Paulo: Rideel, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/d.2.2010.tde-13122010-160747.

BRASIL. Lei nº. 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. DOI: https://doi.org/10.26512/2015.12.d.20933.

CABRAL, M. M. S. A. A participação dos conselhos de acompanhamento e controle social do FUNDEB na gestão dos recursos em Municípios de Mato Grosso do Sul (2007-2008). 2009. 172fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1518-70122014000100017.

CASTRO, Jorge A. Financiamento da Educação no Brasil. Brasília – DF: Em Aberto, 2001, p. 11 – 32.

DAVIES, N. FUNDEB: A redenção da Educação Básica. In: Educação e Sociedade. Volume 27, nº 96 – Especial. Campinas, 2006. p. 753-774. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a07v2796.pdf. Acessado em: 12/04/2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000300007.

DRAIBE, S. M. A experiência brasileira recente de descentralização de programas federais de apoio ao ensino médio. In: Descentralização da educação: novas formas de coordenação e financiamento. São Paulo: FUNDAP, 2001, p. 68-98. DOI: https://doi.org/10.11606/d.96.2011.tde-18102011-140619.

FILGUEIRAS, F. Além da transparência: Accountability e política de publicidade. In: Lua Nova. São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-64452011000300004.

FREIRE, E. J. Conselho do FUNDEB e o Controle Social da Educação. In: Anais do Seminário Humanidades e Contexto: saberes e Interpretações. Cuiabá/MT, 2014, p. 186-195.

GOUVEIA, A. B.; SOUZA, Â. R.; BRUEL, A. L. O.; SILVA, M. R.; SOARES, I. A. Os efeitos das reformas educacionais no financiamento da educação: análise dos recursos disponíveis em 13 escolas públicas do Estado do Paraná, Brasil. In: Revista Serie Estudos da UCDN, nº 13, Campo Grande/MS, 2004. DOI: https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v9-89888.

JESUS, W. F. A política de fundos constitucionais no contexto do financiamento da educação no Brasil: origens, contradições e perspectivas. 2011. 264p. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO, 2011.

KANG, T. H. Descentralização e financiamento da educação brasileira: uma análise comparativa, 1930 – 1964. In: Revista Estudos Econômicos, Vol 41, nº 03. Julho – Setembro de 2011, p. 573 – 598. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-41612011000300004.

LALANDER, R. Descentralización y populismo. Desafíos teóricos y metodológicos en la investigación sobre las democracias representativas en América Latina. In: Provincia. Nº 23. 2010, p. 33-77.

LIMA, U. C.; ARAGÃO, J. W. M. O Conselho do FUNDEB e as práticas de participação institucionalizadas. In: TENÓRIO, RM., and SILVA, RS. Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523208912.

LOCATELLI, C. A política de descentralização na educação brasileira: resultados e consequências. In: Anais da V Jornada Internacional de políticas públicas. São Luis/MA. 2011.

LUCE, M. B.; FARENZENA, N. Conselhos municipais em educação, descentralização e gestão democrática: discutindo interseções. In: Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo, Xamã, 2008, p. 75-96

NOVAES, I. L.; FIALHO, N. H. Descentralização educacional: características e perspectivas.In: RBPAE, V. 26, nº 03. Setembro – Dezembro, 2010, p. 585 – 602.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petropólis, Rio de Janeiro, Vozes, 2012.

PINTO, J. M. R. A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo. In: Educação e Sociedade. Volume 28, nº 100. Campinas, 2007. p. 877-897. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1228100.pdf. Acessado em: 12/04/2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302007000300012.

POMPEU, G. V. M. Municipalismo, controle social e controle estatal: trabalho coeso para garantir a efetivação do direito à educação. In: Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo, Xamã, 2008, p. 31-51. DOI: https://doi.org/10.18366/mvab.3006.2017.

RAMOS, R. C.; DI GIORGI, C. A. Do FUNDEF ao FUNDEB: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP. In: Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação. Volume 19, nº 72. Rio de Janeiro, 2011. p. 623-650. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n72/a09v19n72.pdf. Acessado em: 12/04/2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362011000400009.

RODRIGUEZ, V. Financiamento da educação e políticas públicas: o FUNDEF e a política de descentralização. In: Cadernos CEDES, ano XXI, nº 55. Campinas/SP, 2001, p. 42 – 57. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622001000300004.

SANTANA, A. Ed S.; PINHO, J. A. G. de. Limites e possibilidades do exercício do controle social: o caso dos conselhos municipais do Município Pres. Tancredo Neves na Bahia – a contribuição do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público da Controladoria-Geral da União. In: XXXV Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2011. DOI: https://doi.org/10.18829/rp3.v1i11.26814.

SANTOS, N. A.; PEREIRA, L. A; RODRIGUES, D. S. Relação entre a Atuação dos Conselhos Municipais do FUNDEB e os Desperdícios Ativos e Passivos. In: Brazilian Business Review, 2018, p.460 -474.

SOARES, L. M. S. Controle Social dos Recursos do FUNDEF e FUNDEB do Município de Teresina (2004 a 2009). 2011. 118 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina/PI, 2011. DOI: https://doi.org/10.29327/217579.5.1-13.

VALLE, B. B. R. O controle social da educação: aspectos históricos e legais. In: Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo, Xamã, 2008, p. 53-74. DOI: https://doi.org/10.18366/mvab.3006.2017.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

CORRÊA, F.; CARVALHO, F. A. F. . A descentralização financeira dos recursos públicos para a Educação Básica e a Política de Fundos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 84–99, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57792. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57792. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos