A oferta da educação básica em Roraima no contexto do Fundeb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57615

Palavras-chave:

Matrículas, Educação Básica, Fundeb, Roraima

Resumo

O estudo investiga o movimento das matrículas da educação básica estadual e municipal em Roraima a partir da implementação do Fundeb no período de 2009/2019, considerando a dinâmica de divisão de responsabilidades entre as redes de ensino na oferta educacional. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental, a partir das fontes de dados: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As matrículas foram coletadas nas Sinopses Estatísticas da Educação Básica do Inep e no Laboratório de Dados Educacionais organizada por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os dados financeiros foram coletados nos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) estadual e municipal do Siope, no período de 2009 a 2019. Os resultados mostram redução das matrículas da educação básica na rede estadual de ensino e aumento destas na rede municipal, decorrente das transferências das matrículas da primeira para a segunda. No entanto, as etapas da educação básica apresentam um aumento positivo nas matrículas, isso se deve à inclusão destas na distribuição de recursos do Fundeb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elcineide de Albuquerque Marialva, Universidade Federal Rural da Amazônia - Brasil

Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Alcemir Pantoja Rodrigues, Universidade Federal do Pará - Brasil

Educação da Secretaria de Estado de Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Perla Sofia Andrade de Aquino, Universidade Federal do Pará - Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Referências

ARELARO, L.R.G. A não transparência nas relações público-privadas: o caso das creches conveniadas. In: ADRIAO, T.; PERONI, V. (Org.). Público e privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008. p. 51-66.

BASSI, Marcos Edgar. FERMINO, Phelipe Pires. O Atendimento à Educação Básica em Santa Catarina: repercussões do FUNDEF e do FUNDEB na matrícula pública. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307750650_POLITICA_DE_FUNDOS_E_EDUCACAO_BASICA_EM_SANTA_CATARINA. Acesso em: 01 de ago. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out.1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos art. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2007.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 19 de dezembro de 2009. Dá nova redação aos art. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre FUNDEB. Brasília, DF: FNDE, 2007. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-fundeb. Acesso em: 06/02/2021.

BRASIL. Portaria Interministerial n. 03, de 13 de dezembro de 2019. Ministério da Educação. Reajusta os parâmetros operacionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb para o exercício de 2019. Brasília, DF, dezembro, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-n-3-de-13-de-dezembro-de-2019-234965744. Acesso em: 06/02/2021.

BRASIL. Senado Federal. Regulamentação do Fundeb é um dos itens da pauta do Senado nesta terça. Agência Senado, Jornal do Senado. Brasília: Senado Federal, 2020.

GOMES, Debora Aparecida Pereira. As consequências do FUNDEB para a oferta da educação básica em dois municípios da Região Metropolitana de Campinas: análise das alterações na divisão de responsabilidades entre os entes federados (2005-2012). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254132/1/Gomes_DeboraAparecidaPereira_M.pdf. Acesso em: 01 de ago. 2020.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, Bogotá, n. 14, julio-diciembre 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252. Acesso em: 06 fev. 2021.

MELCHIOR, J. C. A. Mudanças no financiamento da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1997.

LABORATÓRIO DE DADOS EDUCACIONAIS. Plataforma de Dados Educacionais: indicador de número de Matrículas. LDE, 2020. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/. Acesso em: 06/02/2021.

PINTO, José Marcelino de Rezende. A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 877-897, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1228100.pdf. Acesso em: 15 de set. 2020.

PINTO, J.M.R.; ALVES, T. O impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade escolar no contexto do Fundeb. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n.2, p.605-624, maio/ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15128/12931. Acesso em: 15 de set. 2020.

SALES, Luis Carlos; SILVA, Magna Jovita Gomes de Sales. A movimentação das matrículas no ensino fundamental no Estado do Piauí. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1283-1301, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/15.pdf. Acesso em: 22 de set. 2020.

SANTOS, Joedson Brito dos; SOUZA JUNIOR, Luiz de. Educação Infantil: 20 anos da primeira etapa da educação básica e dos desafios do financiamento. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 24, mai/ago de 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3685. Acesso em: 22 de set. 2020.

SONOBE, Aline Kazuko; PINTO, José Marcelino de Rezende; RIBEIRO, Josete Maria Cangussú. Análise da evolução dos gastos por aluno em alguns estados brasileiros, suas respectivas capitais e sua relação com o Fundeb. RBPAE, v.34, n.2, p. 395-411, mai./ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/86366/49648. Acesso em: 22 de set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

MARIALVA, M. E. de . A. .; RODRIGUES, A. P. .; AQUINO, P. S. A. de . A oferta da educação básica em Roraima no contexto do Fundeb. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 361–378, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57615. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57615. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos