Formação continuada de professores da infância: como podem as crianças contribuir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-13

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Protagonismo infantil, Formação continuada de professores

Resumo

Este trabalho relaciona protagonismo infantil e formação continuada docente na escola. A partir de dados produzidos em pesquisa narrativa realizada com 20 crianças de 08 a 10 anos de idade em duas escolas rurais do Piauí, afirmamos a capacidade que tem a criança de refletir sobre a escola e narrar suas experiências, fornecendo questões para o aprimoramento do ambiente educativo. Fundamentamo-nos em estudos de Sarmento (2003, 2011); Momo (2007); Hendrick (2005); Charlot (2002); etc. A pesquisa teve como objetivo investigar os sentidos que as crianças camponesas produzem sobre a escola e as práticas docentes e utilizou o grupo focal como técnica de produção de dados. Os resultados reafirmam o potencial que têm as crianças para participarem das decisões institucionais como atores sociais.

 

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Biografia do Autor

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí,
vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e
do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

MELO, K. R. A.; GUIMARÃES, I. V. Formação continuada de professores da infância: como podem as crianças contribuir?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 527–537, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47533. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários