Formação continuada de professores da infância: como podem as crianças contribuir?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-13Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Protagonismo infantil, Formação continuada de professoresResumo
Este trabalho relaciona protagonismo infantil e formação continuada docente na escola. A partir de dados produzidos em pesquisa narrativa realizada com 20 crianças de 08 a 10 anos de idade em duas escolas rurais do Piauí, afirmamos a capacidade que tem a criança de refletir sobre a escola e narrar suas experiências, fornecendo questões para o aprimoramento do ambiente educativo. Fundamentamo-nos em estudos de Sarmento (2003, 2011); Momo (2007); Hendrick (2005); Charlot (2002); etc. A pesquisa teve como objetivo investigar os sentidos que as crianças camponesas produzem sobre a escola e as práticas docentes e utilizou o grupo focal como técnica de produção de dados. Os resultados reafirmam o potencial que têm as crianças para participarem das decisões institucionais como atores sociais.
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