Entre a docência e a prisão: a extensão universitária

Autores

  • Geysa Spitz Alcoforado de Abreu Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Caroline Kern Faculdade Capivari (FUCAP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-04

Palavras-chave:

Educação prisional, Cárcere, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do Programa de Extensão "Novos Horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade", iniciado em 2016 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O programa desenvolveu as seguintes ações: 1) Projeto Incluir; 2) Formação compartilhada no contexto da educação prisional; 3) Biblioteca como espaço sociocultural e educativo das unidades penais e 4) I Seminário Internacional de Arte e Educação Prisional. Almeja-se relatar e analisar a ação de Formação Compartilhada desenvolvida em 2017, por meio de um curso de extensão universitária voltado para docentes e assistentes sociais que trabalham no sistema prisional da Grande Florianópolis e Sul do estado de Santa Catarina. Verificou-se com esta ação os desafios permanentes desses profissionais em estabelecer o enfrentamento às normas das instituições para poder desenvolver suas atividades; a necessidade de fomentar o diálogo entre as equipes multiprofissionais e a ausência de políticas públicas permanentes que auxiliem a garantia do direito à educação para as pessoas em privação de liberdade no sistema carcerário.

 

Biografia do Autor

  • Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
  • Caroline Kern, Faculdade Capivari (FUCAP)
    Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

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Publicado

2019-02-18

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil

Como Citar

Entre a docência e a prisão: a extensão universitária. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46842. Acesso em: 11 mar. 2025.