A inclusão escolar de uma aluna com autismo: reflexões sobre um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45385Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, Interação professor-alunoResumo
Este artigo, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFMS/CPNV, na qualidade de trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo investigar se e como acontecem a comunicação e interação verbal entre uma criança com autismo, matriculada na pré-escola, sua professora regente e a estagiária que a acompanha em um Centro de Educação Infantil (CIEI) da rede pública de ensino de Naviraí/MS, tendo em vista a política nacional de inclusão escolar, caracterizando e explicitando a relação pedagógica estabelecida entre os envolvidos na pesquisa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante levantamentos bibliográficos e um estudo de caso, com os sujeitos citados. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas gravadas e sessões de observações não-participantes, realizadas na sala de aula. Os resultados indicaram que tanto a professora regente quanto a estagiária não possuem uma formação adequada para trabalhar com as especificidades da criança com autismo, o que dificulta seu trabalho, tornando a interação com a aluna autista uma prática ainda difícil de ser realizada.
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