A inclusão escolar de uma aluna com autismo: reflexões sobre um estudo de caso

Autores

  • Karina Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Giovani Ferreira Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45385

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Interação professor-aluno

Resumo

Este artigo, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFMS/CPNV, na qualidade de trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo investigar se e como acontecem a comunicação e interação verbal entre uma criança com autismo, matriculada na pré-escola, sua professora regente e a estagiária que a acompanha em um Centro de Educação Infantil (CIEI) da rede pública de ensino de Naviraí/MS, tendo em vista a política nacional de inclusão escolar, caracterizando e explicitando a relação pedagógica estabelecida entre os envolvidos na pesquisa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante levantamentos bibliográficos e um estudo de caso, com os sujeitos citados. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas gravadas e sessões de observações não-participantes, realizadas na sala de aula. Os resultados indicaram que tanto a professora regente quanto a estagiária não possuem uma formação adequada para trabalhar com as especificidades da criança com autismo, o que dificulta seu trabalho, tornando a interação com a aluna autista uma prática ainda difícil de ser realizada.

 

 

 

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Biografia do Autor

Karina Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/ CPNV).

 

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/ CPNV). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Licenciado em Pedagogia pela UEMS.

 

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

FERREIRA, K.; BEZERRA, G. F. A inclusão escolar de uma aluna com autismo: reflexões sobre um estudo de caso. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 166–183, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v5n2a2016-45385. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45385. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos