PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO GPECS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Elenita Pinheiro de Queiroz Silva Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação
  • Sandro Prado Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Escolar

Resumo

A presente proposta emerge das produções, problematizações e inquietações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Com as ações promovidas pelo grupo, buscamos, neste texto, discutir como se implicam e (res)significam as práticas pedagógicas, considerando a relevância do reconhecimento das diferentes expressões de gênero e sexualidade. Apostamos nas ressonâncias das ações do GPECS no cotidiano escolar como espaço de formação implicado na superação dos processos de intolerância pela diferença, que, na escola, tornaram-se cruéis e acabaram impondo, às pessoas transgressoras da norma dada, uma vida de sofrimento e exclusão.

 

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Biografia do Autor

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação

Doutora em Educação. Professora Adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Integrada do Pontal. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. E-mail: sandrobio@yahoo.com.br

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

Silva, E. P. de Q., & Santos, S. P. (2016). PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO GPECS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34555

Edição

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Artigos