Educação Infantil na luta histórica pela dignidade e direito dos bebês e das crianças pequenas

Entrevista: Rita de Cássia Freitas Coelho

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-80406

Mots-clés :

Educação Infantil, Políticas Públicas, Bebês, Crianças pequenas, Dignidade

Résumé

Rita Coelho é um dos principais nomes ligados à defesa do direito das crianças por Educação Infantil no Brasil. Ela esteve à frente da COGEI (SEB/MEC) por nove anos – 2007 a 2016 – e retornou, no atual governo federal, buscando caminhos para a construção e implementação de políticas públicas. Na entrevista ela nos conta sobre sua escolha e atuação a favor das infâncias e ao acesso das crianças à educação. Seu diálogo conosco é encharcado de ricas experiências e destas ela revela arenas de disputas conceituais e orçamentárias, o acirramento de embates políticos, os avanços e os recuos desse processo de luta. Por fim, Rita reforça seu otimismo no avanço da educação dos bebês e das crianças pequenas, assim como, o enfrentamento contra a pobreza que vitimiza de forma marcante as crianças.

Biographies de l'auteur-e

  • Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

    Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

  • Jocicleia Souza Printes, Universidade do Estado do Amazonas - Brasil

    Doutora em Educação. Universidade do Estado do Amazonas. Tabatinga, Amazonas (AM), Brasil. 

Références

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Publié

2025-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Comment citer

BESSA, Menissa Cícera Fernandes de Oliveira; PRINTES, Jocicleia Souza. Educação Infantil na luta histórica pela dignidade e direito dos bebês e das crianças pequenas : Entrevista: Rita de Cássia Freitas Coelho. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–10, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-80406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/80406. Acesso em: 5 déc. 2025.