Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) na perspectiva dos formadores estaduais do Estado do Amazonas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78517

Mots-clés :

Educação Infantil, Projeto Leitura e Escrita, Formação de Professores, Política Educacional, Estado do Amazonas

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva dos formadores estaduais, as possibilidades de desenvolvimento do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no Estado do Amazonas, bem como suas contribuições para a prática docente na Educação Infantil. Para isso, são examinados os relatos obtidos por meio de entrevistas realizadas com seis dos oito formadores estaduais. Inicialmente, revisita-se a criação do Projeto LEEI. Em seguida, discutem-se as condições concretas do território amazonense e, posteriormente, as percepções dos formadores acerca dos desafios enfrentados durante a implementação da formação, assim como os avanços e as contribuições do curso para o trabalho pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões para a continuidade do LEEI, formuladas a partir das experiências vivenciadas pelos formadores nesta primeira edição, considerando o curso como um avanço no âmbito das políticas públicas de Educação Infantil.

Biographies de l'auteur-e

  • Ana Paula de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

    Mestrado em Educação pela UFAM. Doutoranda no PPGE/UFAM. Manaus, AM, Brasil. 

  • Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

    Pós-doutorado pela USP. Professora titular da FACED/UFAM, Manaus, AM, Brasil. 

  • Patricia Marques Freire Hosterno, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

    Mestre em educação pela UFJF. Doutoranda PPGE/UFAM, Manaus, AM, Brasil. 

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Publié

2025-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Comment citer

OLIVEIRA, Ana Paula de; BISSOLI, Michelle de Freitas; HOSTERNO, Patricia Marques Freire. Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) na perspectiva dos formadores estaduais do Estado do Amazonas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-78517. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78517. Acesso em: 6 déc. 2025.