O silenciamento de gênero na BNCC: entrave para um atendimento de qualidade na Educação Infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-77721

Mots-clés :

Educação Infantil, Gênero, BNCC, Silenciamento, Qualidade

Résumé

Este artigo tem por finalidade levantar algumas reflexões acerca do silenciamento de gênero na BNCC e as possíveis relações com a oferta de um atendimento de qualidade na Educação Infantil. Este recorte traz as considerações iniciais de uma pesquisa de doutorado que tem por objetivo analisar as propostas para a Educação Infantil presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) sob a ótica das questões de gênero. Pretende-se demonstrar que o silenciamento das demandas de gênero, em um documento obrigatório e de abrangência nacional tende a dificultar a oferta de um atendimento de qualidade para Educação Infantil enquanto um direito de todas as crianças.

Biographies de l'auteur-e

  • Josemara Duarte Vieira, Universidade de São Paulo - Brasil

    Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para a Educação Infantil (GEPPEI), Ribeirão Preto, São Paulo (SP), Brasil. 

  • Bianca Cristina Correa, Universidade de São Paulo - Brasil

    Professora Associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), onde leciona no Programa de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para a Educação Infantil (GEPPEI), em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. 

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Publié

2025-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Comment citer

VIEIRA, Josemara Duarte; CORREA, Bianca Cristina. O silenciamento de gênero na BNCC: entrave para um atendimento de qualidade na Educação Infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–14, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-77721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77721. Acesso em: 5 déc. 2025.