A Educação Física no Programa Nacional de Livro e Material Didático: uma análise da implementação
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-75818Mots-clés :
Educação Física, Livro Didático, Política PúblicaRésumé
Este estudo analisa a inserção da Educação Física no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e a implementação dessa política nas escolas municipais de Cuiabá (MT), a partir de 2017. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas com docentes realizadas em 2019 e na análise textual discursiva. Os resultados revelam dificuldades no processo de escolha dos materiais, com falhas na comunicação entre gestores e professores/as, além de limitações na adaptação e no uso das coleções didáticas aprovadas. Embora os professores/as utilizem os materiais – sobretudo para planejamento –, o emprego mais consistente dos livros ainda representa um desafio. O estudo conclui que, apesar do potencial do PNLD para contribuir com a democratização do conhecimento na Educação Física, sua implementação efetiva depende de maior envolvimento docente e de ajustes no processo de escolha e uso dos materiais.
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