A governança e as políticas educacionais brasileiras: atuação dos aparelhos privados de hegemonia
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68710Mots-clés :
Governança, Políticas Educacionais, Reformas Empresariais, Relação Público-privada, Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs)Résumé
Mediante uma análise teórica gramsciana e pesquisa bibliográfica, este artigo discute o conceito de governança, identificando o aprofundamento da relação público-privada no contexto das políticas educacionais. A discussão orientou-se pela problemática: Qual a conjuntura histórica e política em que emergiu o paradigma da governança e o papel dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) no direcionamento das políticas educacionais? Concluiu-se que as políticas educacionais começaram a ser desenvolvidas por meio de coordenação compartilhada com os APHs em 1980. Portanto, esses agentes, para além da implementação de políticas, agem por meio de estratégias, como advocacy e articulação em rede, influenciando a agenda das políticas públicas educacionais.
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