O avanço neoliberal nos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-65309

Palavras-chave:

Estudos culturais, Institutos Federais, Neoliberalismo

Resumo

 

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado profissional e tem como objetivo: analisar o avanço neoliberal na educação por meio dos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio. Esta pesquisa buscou aporte teórico no campo dos Estudos Culturais, em uma abordagem qualitativa de análise documental. Tendo como resultados a constatação de um crescente avanço da racionalidade neoliberal nos editais, a partir da forma como as definições de empreendedorismo e inovação aparecem nas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalvana Silva da Gama, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre em Educação. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil.

Rita Cristine Basso Soares Severo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil.

Referências

AMORETTI, J. et. al. Arranjos Produtivos Culturais e Sociais Locais e a Educação Profissional e Tecnológica. In: I Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, mar. 2006.

BLUMENAU-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 267/2017 – Instituto Federal Catarinense. 2017. Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2018/10/documento_visualizacao.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

BLUMENAU-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 136/2018 – Instituto Federal Catarinense. 2018a. Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2018/10/documento_visualizacao.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

BLUMENAU-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 135/2018 – Instituto Federal Catarinense. 2018b. Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2018/10/Edital-135-2018-Programas-de-Extens%c3%a3o.pdf.

BLUMENAU-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 37/2019 – Instituto Federal Catarinense. 2019a. Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/Edital-Fluxo-Cont%c3%adnuo-Programas-de-Extens%c3%a3o.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

BLUMENAU-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 55/2019 – Instituto Federal Catarinense. 2019b .Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/09/Edital-55-2019APLs.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

BRASIL. LEI N° 11.892. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 18 out. 2022.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Modernidade neoliberal. Revista Brasileira de

Ciências Sociais. vol. 29, n° 84, p. 87-102. Fev. 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/zQCQ5rDYjdLdGNVWfRw5g6S/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-69092014000100006.

CARDOSO, U. C. et al. APL: arranjo produtivo local. Brasília: Sebrae, 2014. 48p. (Série Empreendimentos Coletivos). Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/arranjo-produtivo-local-serie-empreendimentos-coletivos,5980ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 25 ago. 2020.

COAN, M. Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

HALL, S. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do

nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, jul./dez., 1997.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed.

UFMG, 2003.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Brasil, Boitempo Editorial, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.9682.

MEC- Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, científica e tecnológica. 2019. Disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 18 out. 2022.

OLIVEIRA, M. B. Inovação e neoliberalismo: a experiência brasileira. In: CALDART, R. S.; ALENTEJANO, P. (orgs.). MST, Universidade e Pesquisa. São Paulo: Expressão Popular, p. 39-59, 2014.

OLIVEIRA, M. B. Em busca de uma alternativa ao inovacionismo. Outraspalavras. 19 maio 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/em-busca-de-uma-alternativa-ao-inovacionismo/. Acesso em: 14 jun. 2021.

RAMOS, M. N. Concepção de ensino médio integrado à educação profissional. In: PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. O ensino médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba: SEED, 2007.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014. (Coleção Formação Pedagógica)

SANTA ROSA DO SUL. Instituto Federal Catarinense. EDITAL Nº 39/2014 – IFC Campus Santa Rosa do Sul. 2014. Disponível em: http://editais.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/10/Edital-39-2014-Fomento-Financeiro-a-pesquisa-extens_o-Campus-Avan_ado_RETIFICADO2.pdf . Acesso em: 18 out. 2022.

SARAIVA, K. Formação de professores nas tramas da rede: uma prática de governamentalidade neoliberal. Em Aberto, v. 23, n. 84, p. 123-137, 2010.

SILVA, M. R. A política de integração curricular no âmbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e práticas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 71, p. 307-326, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000300005. Acesso em: 25 jun. 2021.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 03/2016 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2016. Disponível em: http://editais.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2016/02/EDITAL03-2016-Sele%C3%A7%C3%A3o-Projetos-39Pesquisa-e-Extens%C3%A3o.pdf . Acesso em: 18 out. 2022.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 02/2017 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2017a. Disponível em: http://editais.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2017/03/Edital-02-Projetos-Extens%C3%A3o.pdf . Acesso em: 18 out. 2022

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 003/2017 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2017b. Disponível em: http://extensao.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/20/2017/03/0001-REG-EDI-Edital003-2017-AcoesDeExtensaoFluxoContinuo-AssinadoPelaDirecao-v0.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 04/2017 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2017c. Disponível em: http://editais.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2017/04/Edital-04-2017-Assinado.compressed.pdf . Acesso em: 18 out. 2022.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 01/2018 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2018a. Disponível em http://editais.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2018/02/edital-01.2018.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/Edital-Fluxo-Cont%c3%adnuo-Programas-de-Extens%c3%a3o.pdf.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 04/2017 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2018b.

SOMBRIO-SC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL Nº 04/2017 – IFC Campus Avançado Sombrio. 2019b.

VEIGA-NETO, A. Governamentalidade e educação. Revista Colombiana de Educación, n. 65, p. 19-41, 2013.

VEIGA-NETO, A. Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. Anais do XI Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso- -Brasileiro de Currículo, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

GAMA, D. S. da; SEVERO, R. C. B. S. O avanço neoliberal nos editais de seleção de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 514–530, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-65309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65309. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA