Políticas públicas de educação inclusiva: uma perspectiva entre os profissionais de apoio escolar e estudante mediado

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-61629

Mots-clés :

Políticas públicas, Educação inclusiva, Profissional de apoio Educacional

Résumé

Considerando o universo de possibilidades e perspectivas de inclusão, o objetivo deste estudo foi investigar sobre a formação necessária do profissional de apoio para a atuação na educação inclusiva, bem como refletir sobre as relações éticas que se forjam entre professor-aluno mediado no contexto escolar. Como base metodológica, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa, com intuito de averiguar atuação dos profissionais de apoio escolar a partir de documentos oficiais à legislação nacional e revisão de literaturas. Dessa forma, concluímos que uma vez estabelecidas questões técnicas que acercam a função, os profissionais de apoio terão mais segurança e respaldo acerca do seu papel, permitindo tempo e espaço para exercerem seu trabalho.

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Priscila de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Discente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Brasil

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Docente do IFMG – Campus Arcos, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

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2022-03-01

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NASCIMENTO, P. de S. .; ROCHA, R. S. . Políticas públicas de educação inclusiva: uma perspectiva entre os profissionais de apoio escolar e estudante mediado . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 456–471, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-61629. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61629. Acesso em: 4 nov. 2024.

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