As políticas educacionais e os adultos que regressam ao ensino superior na Bélgica francófona: quais modelos? Quais motivações? Quais obstáculos e quais os tipos de recursos utilizados?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73340

Palabras clave:

Políticas educacionais, Andragogia, Motivações para aprender, Formação de adultos, Ensino superior

Resumen

Este artigo pretende discutir a problemática dos adultos em mudança profissional. Quais políticas educativas podem permitir uma integração harmoniosa desses adultos com pouca ou nenhuma formação acadêmica e, sobretudo, quais as motivações, obstáculos e recursos destes adultos que regressam aos estudos (Carré, 2020)? Existe aqui um verdadeiro desafio na luta contra o determinismo social e uma possibilidade de assumir plenamente o papel social emancipatório do ensino superior. Por meio de uma série de entrevistas e questionários com mais de sessenta adultos que regressam ao ensino superior na Bélgica francófona, iremos destacar as ocorrências e as recorrências nos discursos, assim como dados para entender os tipos de recursos utilizados, as motivações, os obstáculos e a importância das políticas educacionais para esse público específico devido à sua alteridade e às suas particularidades. Por fim, destacamos o modelo de formação mais adequado às necessidades e expectativas dos adultos que regressam ao ensino superior.

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Biografía del autor/a

Raehda Kabir, Haute Ecole Francisco Ferrer - Bélgica

Mestrado em educação/Mestrado em ciências políticas, doutorando em educação (Universidade Livre de Bruxelas). Haute Ecole Francisco Ferrer (Professor em pedagogia e sociologia da educação), Bruxelas, Bélgica.

Joiciane Aparecida de Souza, Haute Ecole Francisco Ferrer - Bélgica

Doutorado em educação. Haute Ecole Francisco Ferrer (Professora em pedagogia e sociologia da educação), Bruxelas, Bélgica.

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Publicado

2024-04-29

Cómo citar

KABIR, R.; SOUZA, J. A. de. As políticas educacionais e os adultos que regressam ao ensino superior na Bélgica francófona: quais modelos? Quais motivações? Quais obstáculos e quais os tipos de recursos utilizados?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-73340. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73340. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”